A Casio lançou o primeiro smartwatch esportivo que me interessou

Um relógio esportivo que se conecta ao iPhone para complementar suas funções, sem tentar substitui-las, é o anúncio da Casio com o STB 1000.

Não sabemos se a Apple está mesmo criando algum produto que vá corresponder ao que a imprensa chama de iWatch há um bom tempo, mas bastante gente está desenvolvendo concorrentes e alternativas para este produto inexistente, e todas elas me pareceram meio... meh.

Não acho impossível que displays no pulso trazendo versões reduzidas de funcionalidades que hoje estão bem atendidas pelo smartphone (câmera? ler mensagens?) um dia se tornem interessantes, mas os produtos nessa linha que eu tenho visto não me chamaram a atenção.

A Casio, entretanto, começou pelo lado oposto e o conceito dela me agradou mais. No recém-anunciado relógio Sports Gear STB 1000, ela agregou ao visual e interface típicos de seus relógios esportivos algumas (não muitas, mas bem escolhidas) funcionalidades que complementam o iPhone, sem tentar substituir a interação com ele.

Entre as suas funções principais de ~smartwatch esportivo estão exibir na tela informações de acompanhamento disponibilizadas por apps do iPhone, como distância percorrida, tempo da volta, velocidade média e da volta, cadência (de cliclistas), pulsação1.

Além disso, ele tem funções adicionais que incluem:

  • Controle remoto da música do iPhone
  • Alertas de chegada de e-mail ou chamadas (ugh)
  • Configurar o relógio por meio de um app
  • Encontrar o iPhone por meio de um comando dado no relógio
  • Resistente à água (100m)
  • Bateria que dura 2 anos2.

Para nada disso ele precisa de uma tela Full HD – note que o display do relógio não difere do que você encontraria em outros relógios esportivos atuais.

Interessante, mas precisa cumprir sua promessa ou trazer um bom sucessor.

O produto foi anunciado na semana passada, conecta ao iPhone via Bluetooth LE e já chegou com suporte a 4 apps esportivos: o meu preferido Cyclemeter está incluído, assim como o Runmeter, Walkmeter e Wahoo Fitness. A Casio diz que a lista vai crescer, e isso é algo que eu vou aguardar antes de formar minha opinião definitiva sobre o produto.

Não sei se os fabricantes que estão se aproximando da ideia pelo lado oposto em algum momento vão me interessar (espero que sim!), mas esse modelo da Casio aponta para algo que eu considero bem interessante: conexão com o smartphone sendo incorporada aos relógios "comuns".

Talvez o STB 1000 não cumpra a promessa que está fazendo, e termine sua vida ainda como um gadget mais caro e que só conecta a 4 apps. Mas ainda que isso aconteça, se ele for o primeiro de uma tendência que vá sendo aperfeiçoada, me agradará.

 
  1.  Para medir cadência ciclística e pulsação, é necessário usar sensores externos, vendidos separadamente.

  2.  É uma bateria CR2032, comum em relógios de pulso e facílima de encontrar.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: