CaptureAudio Notes: o app de gravação e anotações que você precisa para a volta às aulas

Além de gravar a aula, este app para iPhone permite marcar com flags (como "importante", "exemplo" ou "questão de prova") os momentos cruciais da gravação, e ir diretamente a eles na hora de ouvir para estudar.

Quem grava aulas ou palestras geralmente se vê às voltas com um áudio de 50 minutos que mistura igualmente as partes importantes, as pausas, os comentários desinteressantes e aquele trecho em que o professor ficou falando sobre como no tempo dele os alunos eram bem mais atentos e disciplinados.

Para gravar assim, o app Gravador, que vem instalado no seu iPhone, é mais do que o suficiente. Aí depois, na hora de usar a gravação, você a escuta na íntegra, fazendo suas anotações ou registros sobre os momentos relevantes.

Mas dá para ir bem além, e o app CaptureAudio & Notes tem uma ideia bem interessante a respeito: enquanto está gravando, ele mostra na tela um círculo de flags, que são como etiquetas sinalizadoras que você "cola" nos momentos específicos da gravação que quiser destacar, e depois pode ouvi-la indo diretamente para eles.

O conjunto de etiquetas que vem configurado no app é para reuniões de negócios, com etiquetas como "Oportunidade", "Decisão", "Verificar" e "Investir", mas você pode criar suas próprias tags voltadas às necessidades de sala de aula, como:

  • Estudar
  • Exemplo prático
  • Questão de prova
  • Dica
  • etc.

Aí na hora de ouvir, você não precisa escutar a matéria inteira para poder retornar aos pontos que lhe interessaram, basta pular diretamente para as tags que foram aplicadas.

Além de marcar com as flags, você também pode fazer anotações de texto no app, enquanto grava ou enquanto ouve. E o app coloca a gravação automaticamente no seu Dropbox, para facilitar ainda mais.

A vantagem adicional: escutar "burramente", apenas deixando o Gravador do iPhone ligado enquanto pensa em outra coisa, não ajuda em nada o aprendizado no momento. Mas para aplicar tags como as do CaptureAudio & Notes você precisa prestar atenção enquanto ele grava, senão não saberá identificar os momentos importantes, e assim não fica tentado pela ilusão de substituir a atenção na aula por uma gravação que acabará nem tendo paciência para ouvir inteira.


Uma dica extra sobre fotos e gravações de aulas: gravar ou filmar escondido nunca é elegante. Pode haver várias outras boas razões para não gravar a fala de alguém, mas se a gravação for essencial ao seu aprendizado e seu cursinho vier com o papo comum de que fotografar ou gravar a lição (ainda que ostensivamente) viola direitos autorais, sugiro consultar seu advogado e pedir a ele que o oriente sobre os limites do que a lei diz sobre o "apanhado de lições em estabelecimentos de ensino por aqueles a quem elas se dirigem" (explicitamente permitido pela Lei 9.610, Art. 46, IV, embora com proibição de publicação ou distribuição do material).

Se o seu advogado assim orientar, solicite que a escola esclareça a ele qual a proibição aplicável (ele pode lhe dar mais detalhes, mas de modo geral se o regulamento da escola estiver em desacordo com a legislação, a cláusula em questão no regulamento "perde" do que diz a lei).

Mas fique atento: o ato pode continuar deselegante, e a mesma regra não vale para palestras e outras apresentações, nem para lições ministradas fora de estabelecimentos de ensino, nem para o registro por quem não é aluno, muito menos para a publicação ou compartilhamento da gravação.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: