Como criar uma pasta compartilhada do iTunes para toda a família

Um guia passo-a-passo para integrar em uma mesma pasta todas as bibliotecas do iTunes dos usuários da sua família, sem obrigar nenhum deles a abrir mão da individualidade da sua coleção de músicas, seriados e filmes.

Se o seu Mac tem vários usuários, ou se você tem vários Macs na família, armazenar o conteúdo do iTunes em uma pasta compartilhada entre todos é uma forma de economizar espaço (o que pode ser mais importante do que parece) e tempo/esforço para replicar as músicas e vídeos.

Guardar os arquivos em uma pasta compartilhada não impede que cada um dos usuários tenha a sua própria biblioteca, mostrando só a parte dos arquivos que lhe interessa – ou seja, o irmão mais velho não vai ter a surpresa de ouvir as músicas do Glee da irmãzinha numa playlist aleatória, e esta não vai ter os clássicos do AC/DC dele incluídos involuntariamente nas suas listas do Genius.

O leitor Evaristo Amaral escreveu para o BR-Mac com o relato a seguir:

[No meu] roteador tenho plugado um HD externo, onde tentei e por fim arrumei toda a minha biblioteca de músicas, mas por segurança ainda tenho em ambos os Macs a pasta iTunes, que consome grande espaço. Esse teu último post no Br-Mac, que demonstra que aumentar o espaço livre no HD dos Macs faz diferença me deixou, por assim dizer, atiçado. Queria então re-configurar meus iTunes (de ambos Macs) para que somente utilizassem a biblioteca externa, mas tenho receio de perder alguma coisa (ou ainda, remover tudo e recomeçar). Já li diversos posts na internet e até no Br-Mac, mas se possível e se não fosse uma chateação, que me auxiliasse nisso, mesmo sabendo que a decisão é minha.

Sempre que um usuário transfere grande volume de dados entre locais diferentes, há razão para o receio, e a cautela do Evaristo é justificada 😃 – vamos, portanto, repassar os passos necessários a essa transferência de biblioteca para uma área compartilhada.

A pasta comunitária pode ficar na pasta "Compartilhado", no /Users do seu Mac – ou em um disco compartilhado em rede local, se for para acesso por mais de um Mac.

Passo 1: selecione o local da biblioteca compartilhada. Se todos os usuários acessam um mesmo Mac, você pode criar uma nova pasta dentro da pasta Compartilhado, que fica dentro da pasta /Users do seu Mac. Se eles usam Macs diferentes, crie a pasta em algum disco que esteja compartilhado na rede local, seja ele o de algum dos Macs, ou um HD externo conectado a um roteador com recurso de compartilhamento de disco, como é o caso do Evaristo.

Passo 2: Informe ao iTunes a localização da nova pasta. Vá nas Preferências do iTunes (+,), aba Avançado, mantenha selecionadas as opções "Manter a pasta iTunes Media organizada" e "Copiar arquivos para a pasta iTunes Media ao adicioná-los" e pressione o botão "Alterar..." para mudar o local da pasta iTunes Media para a pasta que você criou no Passo 1. Confirme a operação quando solicitado.

Passo 3: Consolide e organize a biblioteca: É possível que alguns dos arquivos atuais do seu iTunes tenham sido incluídos na Biblioteca mas mantidos na pasta original em que se encontravam, sem cópia. É hora de garantir que todos eles também serão levados para a nova pasta compartilhada, e você fará isso selecionando a opção "Consolidar arquivos" no menu Arquivo > Biblioteca > Organizar Biblioteca. Se a opção "Reorganize arquivos" estiver disponível, selecione-a também – uma organização caprichada será bem útil para manter a sua sanidade no passo seguinte.

Passo 4: Repita os passos 2 e 3 para cada usuário. Os passos 2 e 3, acima, precisarão ser repetidos para cada usuário e biblioteca do iTunes que você quiser integrar à sua organização centralizada/compartilhada. Se algum dia quiser adicionar outros, repita os mesmos passos, não há problema em fazê-lo posteriormente.

Passo 5: Inclua na sua Biblioteca os arquivos dos outros usuários. Ao completar o Passo 4, todos os usuários terão copiado suas Bibliotecas para uma pasta centralizada, mas cada um continuará tendo (ou "enxergando") apenas os conteúdos que tinham antes dessa operação de união. Para ter acesso aos conteúdos (músicas, vídeos, etc.) que foram incluídos pelos demais, use o menu Arquivo > Adicionar à Biblioteca, e selecione as pastas ou arquivos correspondentes dentro da pasta compartilhada criada no passo 1.

O armazenamento é compartilhado, mas as bibliotecas de cada usuário permanecem individuais.

No Passo 5 você pode adicionar a pasta inteira de uma vez só, se quiser, mas isso não significa que futuras adições pelos demais usuários irão ficar automaticamente visíveis na sua Biblioteca. Repita o Passo 5 sempre que algum usuário incluir algo que você deseja ter na sua Biblioteca.


Lembre-se: compor uma coleção consistente a partir de fragmentos que anteriormente eram mantidos em separado dá trabalho que não necessariamente pode ser completado automaticamente.

Na hora de juntar e consolidar as bibliotecas em uma pasta unificada, você vai acabar descobrindo que um mesmo disco consta com nome ligeiramente diferente na coleção de cada usuário, e que só um deles está completo e com alta qualidade, etc. – então você vai acabar tendo de descobrir qual deve ser apagado, mantido, renomeado ou editado. Ou seja, para preservar a qualidade da biblioteca, não há como evitar o trabalho de reorganizar uma coleção a partir de conjuntos previamente separados.

Existem apps que automatizam parte considerável desse processo de "limpeza", mas eu o considero parte do prazer de manter uma coleção de mídia, e prefiro fazê-lo manualmente, razão pela qual eu indico meu guia para organização da coleção de músicas do iTunes e meu guia ilustrado para organização de seriados no iTunes, e sugiro que você os siga entre o passo 4 e o passo 5 da sequência acima.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: