Monitore a saúde da bateria do seu Mac com o app grátis Battery Diag

O número de ciclos de carga da bateria do Mac e a sua capacidade total são 2 dos principais indicadores da saúde e vida útil deste importante componente dos MacBooks, e o app Battery Diag permite monitorar esses e outros dados de maneira simples.

No artigo Bateria do MacBook: como fazer durar mais já vimos que alguns cuidados simples, como manter o Mac em ambientes entre 10°C e 35°C e usá-lo fora da tomada por cerca de 1 hora em cada dia de uso1 estão entre as recomendações da Apple para prolongar a vida útil da bateria.

A bateria dos MacBooks atuais é feita para durar 1.000 ciclos de carga2, o que não impede que cada ciclo reduza ligeiramente a sua capacidade.

Você pode descobrir o número de ciclos de carga que sua bateria já desempenhou, bastando 5 clicks do mouse: menu da Maçã > Sobre Este Mac > Mais Informações > Relatório do Sistema > Alimentação.

Você também pode instalar o app gratuito Battery Diag, que se posiciona na barra de menu do OS X e, com um toque, exibe uma série de informações interessantes, incluindo a contagem de ciclos, a carga, a capacidade de carga, e o tempo estimado de duração da carga atual:

E não é só isso – clicando no botão de informações, no canto superior direito, o app mostra dados adicionais, como a temperatura de operação da bateria no momento, a carga em uso, e até a condição da bateria:

Sabendo como cuidar da bateria do MacBook e quais os dados a monitorar, você pode fazê-la durar mais, embora não haja muita razão para monitoramento excessivo: a bateria é feita para ser usada, e a atenção à preservação da sua vida útil jamais deve prejudicar a sua finalidade, que é permitir que o Mac opere fora da tomada quando e onde você precisar.

Quanto aos 1000 ciclos mencionados acima, não os considere como se fosse uma regra estrita: se você não tomar cuidado com sua bateria (por exemplo, mantendo o MacBook o tempo toda na tomada, expô-lo ao calor, etc.), ela vai decair mais rapidamente. Além disso, de modo geral, as baterias podem continuar em uso após alcançar esta contagem de ciclos – o que o marco dos 1000 ciclos indica é que a Apple considera que neste ponto o desempenho da bateria já estará afetado a ponto de justificar a substituição.

 
  1.  O tempo restante de uso pode ser integralmente na tomada

  2.  A Apple explica: "um ciclo de carga significa usar toda a capacidade da bateria, mas isto não quer dizer necessariamente uma única carga". Por exemplo, você pode usar 50% da carga da bateria do seu MacBook hoje, recarregá-lo ao final do dia, amanhã usar mais 30% (e recarregá-lo de novo, ou não), e depois de amanhã usar mais 20% - e só então terá completado um ciclo de carga, porque a soma chegará a 100%.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: