O que eu espero do iOS 8? Não muito, mas separei 9 itens interessantes

O anúncio das novidades que virão no iOS 8 acontecerá daqui a 5 semanas, e – rumores à parte – estou montando a coleção de itens que eu gostaria que estivessem presentes na nova versão do sistema do iPad e iPhone.

O italiano Federico Viticci, do MacStories, cada vez mais se firma no meu conceito como “o cara” que mais amplamente acompanha a evolução dos apps e do próprio sistema operacional iOS. Não me refiro a estar bem informado sobre ~rumores~, mas sim sobre o que já é realidade – sem prejuízo de reconhecer que ele é super bem-informado sobre versões pré-lançamento de vários apps essenciais aos nossos fluxos de trabalho.

Ele escreveu, no final da semana passada, uma lista de expectativas para o iOS 8, e não é nada curta: são 30 itens, e sobre vários deles ele escreveu descrições que quase poderiam ser um artigo em separado, de tão detalhadas.

Eu não vou tão longe, porque, quanto ao iOS, sou aquele velho perigo ao avanço das ofertas do mercado: o usuário satisfeito, aquele que tem pouco motivo pra ansiedade sobre a nova geração de produtos que as empresas querem vender. O iOS 7, que tanta gente rejeitou no lançamento, me atende super bem.

Mas o fato é que daqui a cerca de um mês1 a Apple vai anunciar ao público as principais novidades da versão do iOS que deve ser disponibilizada nos meses seguintes e, enquanto muita gente coleciona rumores sobre o que ~fontes~ dizem que virá nessa versão, o Viticci fez diferente e listou o que ele gostaria que viesse.

A lista dele inclui melhorias, correções, novos recursos, e recursos "importados" do comportamento atual do OS X. A maioria deles para mim é desnecessário ou indiferente, mas é possível que isso fosse diferente se eu usasse o iPad como principal computador, como é o caso do autor.

Mesmo assim, encontrei na lista dele alguns itens que quero destacar, que apresento na minha própria ordem de preferência, e dos quais assino embaixo:

  1. Airdrop entre Mac e iOS: hoje Macs falam com Macs, e dispositivos iOS falam com dispositivos iOS. Hora do próximo passo.
  2. Poder configurar para quem deve ou não deve ser enviada confirmação automática de leitura de mensagens
  3. Melhor suporte a atalhos de teclado (físico) no próprio iOS, e estimular mais desenvolvedores de apps a oferecê-los, de forma consistente e prática
  4. "Enviar como PDF" disponível como opção default de compartilhamento
  5. Melhorias na possibilidade de comunicação entre apps
  6. Exibir estatísticas de consumo de energia/bateria por app, como já existe no OS X
  7. Melhorias no reconhecimento de voz da Siri: não apenas passar a aceitar nosso idioma, mas aprimorar a interpretação dos demais idiomas suportados e, no mínimo, passar a apresentar a transcrição ao mesmo tempo em que o usuário fala, para que ele perceba cedo que ela entendeu tudo errado
  8. Colocar as screenshots em um álbum à parte, separadas das fotos
  9. Poder escolher quais apps podem ser chamadas a partir do Control Center

Os meus são 9, os do Viticci são 30. E você, quais são suas expectativas para o iOS 8?

 
  1.  Na abertura do WWDC 2014, dia 2 de junho.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: