Boxer: uma agradável surpresa para rodar jogos clássicos no Mac

Jogue no Mac os clássicos dos anos 80 e 90 simplesmente arrastando-os para a janela do emulador Boxer.

O começo da minha formação digital foi uma longa transição dos computadores de 8 bits (Sinclair, MSX) para os PCs do final dos anos 80.

Aprendi a apreciar muitos jogos feitos originalmente para máquinas de pouca memória, poucas cores na tela e baixo desempenho, vários dos quais têm sequências e remakes até hoje.

Muitos desses jogos, lançados originalmente para DOS, podem ser comprados hoje, baratos, prontinhos e suportados para rodar no Mac, usando lojas virtuais como o GOG (Good Old Games).

Mas muitos jogos clássicos do DOS não possuem mais versões à venda, e as fonte paras obtê-los podem ser a sua velha coleção de disquetes, ou os sites especializados em freewares ou abandonwares.

Quem guarda, tem

Recentemente resolvi matar a saudade de jogar o Starquake, um dos jogos que eu mais usei no meu primeiro PC-XT Turbo de 8MHz. Não encontrei para vender, mas não tive dificuldade em encontrar um backup antigo em CD-ROM, que eu fiz na época em que os computadores começaram a vir sem drive de disquete de 5 1/4 ;-)

Há anos eu não usava emuladores de DOS, e achei que isso ia envolver editar arquivos CONFIG.SYS e investigar drivers para os periféricos daquela época. Mas não foi nada disso.

Mais fácil do que eu imaginava

Uma rápida pesquisa me levou ao Boxer, um emulador feito especialmente para jogar no Mac os jogos feitos originalmente para DOS.

Por baixo do capô, o Boxer usa o clássico sistema open source DOSBox para fazer a emulação. O que ele acrescenta é uma interface bonita e a extrema facilidade de uso.

No meu caso, bastou eu arrastar para a janela do Boxer a minha antiga pasta do jogo Starquake, e ele se encarregou do resto, abrindo uma sessão do DOS na qual eu digitei DIR para ver o nome do executável do jogo, depois digitei STAR para rodá-lo, e pronto: jogo funcionando em toda a sua glória de gráficos CGA feitos para monitores de fósforo verde.

O mais interessante: quando eu rodei o executável STAR, o Boxer me perguntou se eu queria associá-lo a esse jogo, e assim, sempre que eu clicar no ícone correspondente na biblioteca do app, ele vai rodá-lo direto, sem voltar a digitar comandos.

Funciona como eu esperava e logo na primeira tentativa, o que é bem mais do que eu posso dizer sobre várias outras alternativas de emulação que já usei no passado.

O próximo jogo na fila é o Elite, lançado em 1984. Depois talvez eu abra algum espaço na agenda para os jogos dos anos 90, já com cores e áudio da época em que os PCs começaram a ser vistos como estações multimídia ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: