Dica para novos usuários de Mac: não pule antes de saber onde vai cair [GIF]

Se for ceder à tentação de realizar configurações obscuras, saiba antes como desfazê-las, onde obter suporte sobre elas, e como está o seu backup!

No Mac, ao contrário do que ocorre no iOS, o usuário tem acesso a poderes ilimitados de configuração e administração do sistema, incluindo várias ações simples e que podem danificar profundamente a estabilidade e até mesmo a funcionalidade do sistema.

O princípio básico da cautela é olhar antes de pular. No caso dos sistemas operacionais, isso se traduz em, antes de fazer alguma modificação, saber claramente o que você vai fazer, por que vai fazer, e como desfazer.

Sem esse cuidado básico, você correrá riscos cada vez maiores de descobrir que está com um sistema incapaz de funcionar ou mesmo de dar boot, e – se não tiver um backup confiável – pode até perder seus dados ou a capacidade de usá-los.

Para exemplificar: no final da semana passada, com menos de 24h de intervalo, eu recebi contato de 2 usuários diferentes em busca de ajuda:

  • O primeiro deles achou estar instalando uma configuração do Terminal do Mac, mas na verdade instalou um script de configuração do sistema como um todo, cheio de comandos defaults write com valores selecionados. Pediu ajuda para "desinstalar", e precisei explicar que aquelas ações não têm desinstalação, o que ele poderia fazer era apenas tentar descobrir quais as modificações que o script fez, pesquisar o valor default para cada uma delas, e desfazer – ou se arriscar a rodar algum outro configurador mais a seu contento.
  • O segundo relatou que conseguia instalar e rodar programas da Mac App Store, mas os programas de outras origens instalavam e executavam sem mensagem de erro, mas não faziam nada – falhavam silenciosamente. Não era problema de assinatura dos arquivos. Eu o ensinei a rodar os apps a partir do Terminal com o comando open1, para ter acesso fácil a mensagens de erro do console, e a partir das mensagens ele acabou descobrindo que o problema era um descompactador que ele havia instalado e que danificava os pacotes de instalação.

Nos 2 exemplos foras as ações prévias dos próprios usuários que causaram os problemas posteriormente enfrentados. A segunda tinha solução simples, mas a primeira talvez esteja dando problema até agora.

Nada disso significa que você não deve experimentar com o seu Mac, mas sim que precisa estar preparado para lidar com os problemas e descontinuidades que podem ser gerados. Em geral isso significa preparar-se antes (com um bom backup e pesquisa prévia sobre o que você vai fazer e como poderá desfazer) ou perder trabalho ou conteúdo, portanto... prepare-se.

Caso contrário, você pode precisar ter contato antes do tempo com aspectos do sistema que preferiria deixar para mais tarde, como a reinstalação ou os procedimentos avançados de reconfiguração.

 
  1.  Exemplo: open -a /Applications/Calculator.app/

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: