Produtividade no Mac: Alfred Powerpack, parte 1: conceitos básicos

O app Alfred é um dos maiores responsáveis pela minha produtividade no Mac, na hora de abrir apps e arquivos, trabalhar com eles, pesquisar na web, gerenciar o iTunes e o desktop, e mais.

O utilitário Alfred, em conjunto com suas funções opcionais do pacote Powerpack, funciona como se fosse um ambiente desktop "por cima" do OS X, acrescentando maneiras adicionais de ter acesso a dezenas de suas opções e configurações.

Hoje damos início a uma série de 4 artigos explorando as funcionalidades do Alfred + Powerpack, desde o básico das pesquisas de apps e arquivos até suas opções mais avançadas.

Não por acaso, essas maneiras adicionais são quase totalmente baseadas em combinações de teclas e em comandos via teclado. O OS X é bom o suficiente para quem prefere se restringir ao mouse, e o Alfred oferece acesso mais direto e cheio de opções a quem prefere um vocabulário mais amplo do que "click, duplo click e click direito".

A interface essencial do Alfred aparece quando você pressiona Option+Espaço, e permite que você digite um comando ou simplesmente as letras iniciais do que você estiver procurando:

Note que no exemplo acima eu digitei sa e o Alfred prontamente me ofereceu 3 apps1 e 3 arquivos. Se eu digitar mais letras, ele refinará a busca, mas se eu desejar, posso simplesmente usar as teclas e para navegar na lista – que rolará adequadamente para mostrar os itens adicionais que não couberam na tela inicial.

Quando o item desejado estiver selecionado, você pode pressionar Enter e ele será executado (se for app) ou aberto (se for um arquivo ou pasta). Mas há mais opções de abertura:

  • Shift abre o item selecionado no QuickLook do OS X
  • +Enter exibe no Finder o item selecionado
  • Option+Enter abre o seu termo de pesquisa no Spotlight do OS X
  • Control+Enter abre o seu termo de pesquisa na busca default da web

Você também pode pressionar a tecla combinada a algum número, para abrir diretamente qualquer resultado da pesquisa, na ordem em que eles aparecem (por exemplo, +3 para abrir o terceiro item). Note que um lembrete disso aparece, à direita, indicando o seu número em cada linha de resultado do Alfred.

Comandos e prefixos de busca no Alfred

Use o comando find como prefixo de uma busca na qual não deseja abrir o resultado, e sim exibi-lo numa janela do Finder. Exemplo: find safari.

Já o comando in permite pesquisar por arquivos que contenham a sua expressão de busca. Por exemplo, digite in ônibus e o Alfred pesquisará arquivos que contenham a palavra ônibus.

Pressionar ~ (ou ~Espaço, dependendo da configuração do teclado) leva você ao seu diretório Home, a partir do qual você pode navegar por todas as pastas – bastante útil para usar em conjunto com o Painel de Ações, que veremos a seguir. O comando previous (ou a combinação Option++/ levam você ao último diretório no qual navegou.

Além disso, se a opção "Quick Search" estiver ativa nas preferências do Alfred2, você poderá simplesmente pressionar a tecla Espaço antes de começar a digitar sua expressão de busca, e apenas arquivos (e não, por exemplo, apps) serão pesquisados.


Na segunda parte desta série de artigos veremos como realizar ações avançadas com arquivos e grupos de arquivos.

 
  1.  Sendo que em 2 deles "SA" era apenas uma possível abreviação para o nome

  2.  As preferências do Alfred podem ser acessadas pelo ícone das engrenagens no canto superior direito da janela de busca do Alfred

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: