Produtividade no Mac: Alfred Powerpack, parte 3: clipboard, calculadora e web

Acesso rápido a pesquisas na web e serviços on-line, um gerenciador de clipboard com memória longa e não apenas uma, mas duas calculadoras: o Alfred tem uma coleção de utilidades adicionais.

Nas primeiras 2 partes desta série vimos as funcionalidades básicas e operações com arquivos da dupla Alfred + Powerpack, e agora chegou a vez de conhecermos algumas de suas utilidades adicionais.

Pesquisas na web com o Alfred

O Alfred vem com uma coleção de atalhos para realizar buscas em grande variedade de sites. Por exemplo, para ver ilustrações mostrando a tecla Command, eu digitaria images tecla command, e a pesquisa seria encaminhada ao Google Images, por meio do navegador default.

No caso acima, images foi um comando de busca. Outros comandos de busca pré-definidos são: google, maps, gmail, twitter, wiki, youtube, e vários outros que você encontra nas Preferências do Alfred1, aba Features, item Web Search – e no mesmo local você pode cadastrar outros buscadores, bastando conhecer a URL usada para suas buscas.

As calculadoras do Alfred

O Alfred vem com 2 calculadoras, sendo que a primeira delas é apenas para operações aritméticas simples, acionada simplesmente digitando a conta como se fosse uma busca. Exemplo: 2+3/4 (resulta em 2,75).

A segunda delas oferece funções trigonométricas (em radianos), logarítmicas e outras operações "científicas", e é acionada digitando o prefixo = antes da operação desejada. Exemplo: =0,5*cos(0,5). A lista das funções e exemplos de uso podem ser vistos no site do GCMathParser.

Alfred como gerenciador de Clipboard

Existem vários apps cuja única finalidade é gerenciar o histórico da clipboard, mas o Alfred tem a vantagem de incluir esse recurso como parte integrante das suas demais funcionalidades.

A função "Clipboard History" precisa ser ativada manualmente nas Preferências do Alfred2, em Features / Clipboard. Isso acontece porque guardar um histórico do que você copiou e colou pode ser um problema para a sua privacidade, e no mesmo local você pode definir qual o atalho a usar para colar do Histórico, e não da clipboard corrente – no meu caso, o atalho é Caps Lock+V3.

Pressionando a combinação de teclas do histórico da clipboard, o que você vê na janela do Alfred são todos os itens que você copiou (com o tradicional +C) recentemente. Basta selecionar um deles, e ele será colado.

No mesmo painel de preferências do histórico da clipboard você também pode definir trechos de texto (ou "snippets") que você usa muito e deseja manter sempre acessíveis juntamente à operação de colar a partir do histórico.

Além disso, o Alfred tem uma operação a mais com a clipboard: copiar adicionando ao conteúdo. Pressionando +C+C4, a seleção atual não substituirá o conteúdo corrente da clipboard, mas sim será adicionada a ele.


Na quarta parte desta série de artigos veremos como o Alfred pode controlar o sistema, o desktop e o iTunes.

 
  1.  As preferências do Alfred podem ser acessadas pelo ícone das engrenagens no canto superior direito da janela de busca do Alfred

  2.  As preferências do Alfred podem ser acessadas pelo ícone das engrenagens no canto superior direito da janela de busca do Alfred

  3.  Fazendo uso da dica Transforme o Caps Lock em uma super tecla adicional para seus atalhos de teclado

  4.  Isso mesmo, mantenha pressionada a tecla e pressione a tecla C duas vezes.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: