Storm: acesso simplificado às configurações de seus hosts no arquivo SSH Config

O utilitário storm permite gerenciar com facilidade o arquivo ~/.ssh/config, onde você pode armazenar os hosts e configurações que usa com frequência em conexões SSH, e definir apelidos para acessá-las rapidamente.

Existem mil scripts e utilitários para gerenciar e ativar conexões SSH, mas o Criador do OpenSSH, em sua infinita sabedoria, ofereceu as opções do arquivo .ssh/config como a forma canônica de realizar essa tarefa, com suporte a tudo que o sistema oferece.

Mesmo sem utilitários adicionais, manter um arquivo SSH config, editando-o e consultando-o com as ferramentas do sistema, é suficientemente simples, e tem vantagens que os usuais aliases e scripts criados individualmente para cada host podem não ter.

Fazendo bom uso deste arquivo, podemos dar apelidos a cada conexão SSH que usamos frequentemente, sendo que todas as opções dela ficam armazenadas de forma editável e consultável, e disponíveis para toda a família de ferramentas do OpenSSH.

Host dev
    HostName dev.example.com
    Port 2222
    User webdev

Por exemplo: se você usa com frequência o comando ssh webdev@servidor.exemplo.com:2222, incluir a entrada acima no arquivo ~/.ssh/config permitiria substitui-lo por, simplesmente, ssh dev.

O que o Storm faz é automatizar e simplificar a inclusão, edição, exclusão e consulta dessas entradas no arquivo SSH config. Sua sintaxe é bem simples, com comandos como storm add, storm search e storm list, e ele não fica no caminho de quem usa opções avançadas ou personalizadas de conexão, permitindo incluir e remover qualquer opção que você use.

A instalação no Mac exigiu alguns comandos que não constam na documentação oficial, sendo que o primeiro deles é necessário apenas se você ainda não estiver instalado o utilitário pip (se você não souber se instalou ou não, pode usá-lo também). Os 3 comandos que eu usei foram, na sequência:

sudo easy_install pip
export CFLAGS=-Qunused-arguments
sudo -E pip install stormssh

A partir daí é só usar. Para incluir um host como o dev que usei no exemplo acima, o comando seria storm add dev webdev@servidor.exemplo.com:2222, por exemplo.

Já adotei, e recomendo.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: