A interessante lista dos apps atuais do Mac que já existiam na virada dos anos 80 para os 90

Photoshop, Excel e vários outros apps de sucesso já estavam nos Macs no final da década de 1980, e outros surgiram no início da década seguinte. Conheça-os!

Na virada da década de 1980 para a de 1990 o Roxette e a Sinéad O'Connor estavam no topo das paradas de sucesso, Mandela saiu da prisão e o telescópio Hubble foi lançado.

Foi o período em que a Enciclopédia Britânica mais vendeu, e também foi quando Tim Berners-Lee desenvolveu o primeiro servidor web e o primeiro navegador, anos antes do público em geral ouvir falar em web – ou em ambientes gráficos de desktop.

Foi também o ponto central de um período em que alguns aplicativos que ainda usamos todos os dias tiveram suas versões iniciais.

Shawn Blanc deu início a um levantamento a respeito, e percebeu que entre 1985 e 1995 vários softwares que ainda fazem parte da ideia do que é um aplicativo desktop tiveram sua versão inicial.

Na lista dele, entre outros, constam:

  • Microsoft Word (1985) – O Word nasceu em 1983, e em 1985 já estava no Mac.

  • Excel (1985) – nasceu no Mac, e só anos depois chegou aos sistemas da Microsoft.
  • Illustrator (1986) – outro que nasceu no próprio Mac.

  • Adobe Photoshop (1990) – Também nasceu como exclusividade do Mac. 200 cópias de uma versão anterior, já com o nome de Photoshop, mas antes de a Adobe adquirir, foi distribuída como brinde juntamente com um scanner da marca BarneyScan, em 1988.
  • Pro Tools (1991) – A primeira versão com esse nome saiu em 1991, mas os mesmos autores já estavam envolvidos em softwares de áudio precursores ao Pro Tools (sempre no Mac) em 1984.
  • BBEdit (1992) – meu editor de texto favorito nasceu como um software gratuito, e até hoje tem uma versão sem custo: o TextWrangler.

  • Launchbar (1995) – Nasceu no NeXTSTEP, no qual ganhou o atalho ⌘+Espaço que o Spotlight adotou para basicamente a mesma função quando o NeXTSTEP deu origem ao Mac OS X.

Como sou usuário constante de aplicativos no Terminal, vários dos softwares que eu uso tem raízes nos anos 80 e até 70, mas a lista acima pode surpreender quem associa esses aplicativos a modernidades como telas de alta resolução e sistemas operacionais desktop multitarefa ;)

A lista completa feita pelo Shawn Blanc está disponível online, e ele está em busca de mais exemplos de apps antigos que permanecem na ativa até hoje. Se você lembra de algum, avise a ele via Twitter!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: