Um geeklet para mostrar minhas principais tarefas pendentes, diretamente no Desktop do Mac

As tarefas que vencem hoje e as 3 primeiras da lista geral, sempre na tela e sem ocupar espaço: meu script usa o utilitário gratuito Geektool para atualizá-las diretamente no Desktop.

A ferramenta gratuita Geektool1 é um utilitário cuja função é exibir o resultado de comandos ou scripts diretamente no Desktop, como se fosse impresso no papel de parede, sem janelas nem decorações.

Eu uso o Geektool para manter visíveis, em cantinhos desocupados do monitor, algumas informações que quero ter sempre presentes. Entre elas, o destaque são as tarefas agendadas para hoje e as 3 tarefas do topo da lista de pendências (em sintonia com meu uso do método de produtividade ZTD), que eu mantenho no aplicativo Things.

Tendo o Geektool instalado no seu computador, basta fazer o download do meu geeklet das tarefas do Things, dar um duplo clique no ícone dele, e ele vai se instalar.

Um detalhe importante: o meu script que vem incluído neste geeklet exibe tarefas das listas do Things que eu criei para a minha própria organização. As suas listas provavelmente têm outros nomes, e talvez você precise exibir tarefas de mais listas, ou queira exibir um número maior de tarefas. Tudo isso é configurável nas linhas iniciais do script (acima), que vêm acompanhadas de instruções.

Para editar o script no Geektool, clique no botão "reticências" ao lado do campo "Command", nas propriedades – o botão pode ser difícil de enxergar, mas está lá.

Outro detalhe importante: este script obtém os dados por meio de uma API pública do Things, via Applescript. É provável que ele continue operando indefinidamente sem precisar de alterações mas, se você usa outro aplicativo de controle de tarefas, certamente terá que adaptar o script à API do seu aplicativo ;-)

 
  1.  Uma alternativa ao Geektool, com uma série de funcionalidades adicionais interessantes, é o Nerdtool.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: