Apps para Mac: um kit de 10 ferramentas essenciais para os recém-chegados

Usuários recém-chegados aos Macs passam por um período de adaptação que pode ser uma interessante oportunidade de aprendizado, mas também uma sequência de pequenas frustrações ao perceber que não se sabe o caminho no novo sistema para realizar algumas tarefas corriqueiras que já se dominava no sistema anterior.

Essa adaptação acontece em qualquer sistema operacional, mas para receber bem os usuários recém-chegados, preparei uma lista de 10 aplicativos essenciais para Mac que são equivalentes ou realizam funções a que você já estava acostumado no Windows ou no Linux.

Todos os aplicativos da lista a seguir podem ser obtidos gratuitamente, e recomendo que você instale sempre a versão mais recente, obtida do site oficial.

Assim você poderá ter mais tranquilidade para realizar as demais tarefas da adaptação, como entender a diferença entre as teclas Control e ⌘, ou o funcionamento do Delete e das teclas de função ;-)

Veja também: Qual MacBook comprar?

10 apps essenciais para a transição ao Mac

VLC e Perian: o primeiro é um player e conversor capaz de lidar com os formatos multimídia que você estava acostumado mas que o iTunes e o QuickTime do Mac não reconhecem por default, enquanto o segundo é um pacote de codecs que faz com que os programas nativos do Mac também reconheçam estes formatos de áudio e vídeo. Veja mais detalhes sobre ambos em: Aplicativos para Mac: multimídia Open Source.
 

Adium: é uma ferramenta popular no Mac para mensagens instantâneas, permitindo cadastrar sua conta e bater papo com seus contatos em sistemas como o MSN, Google Talk, Jabber, IRC, e até Twitter e Facebook.
 

Dropbox: uma solução fácil de usar para armazenar cópias de seus arquivos na Internet, compartilhá-los com outros computadores (mesmo com Linux e Windows) que você use, disponibilizar parte deles para acesso a outros usuários à sua escolha, e mesmo para trocar dados entre seu Mac, o iPhone e o iPad. Veja mais detalhes em: Use o Dropbox e pare de perder arquivos entre múltiplos computadores!
 

Cyberduck: transfere seus arquivos via FTP, SFTP, WebDAV, Amazon S3, Google Storage e mais.
 

Handbrake: converte formatos e padrões de vídeos, resolvendo uma demanda comum nestes tempos em que queremos ter cópias de nossos vídeos funcionando perfeitamente tanto na TV de mais de 1m de diagonal quanto na telinha do celular – para não falar na salada de restrições de formatos que precisamos encarar para colocar nossos vídeos para funcionar em aparelhos com restrições como o PS3, o PSP, vários tablets e smartphones.
 

The Unarchiver: descompacta bem mais formatos do que o utilitário que vem por default no seu Mac (incluindo RAR, Lha, 7-zip,zip, gzip, bzip2 e mais).
 

LibreOffice: dissidência do OpenOffice, à qual o grupo que mantinha o BrOffice aderiu, e cujo nome absorveu. Para textos, planilhas, apresentações e mais. Alternativas comerciais comuns são o Microsoft Office for Mac e o pacote iWork da Apple.
 

Transmission: um cliente para as suas transferências via BitTorrent.
 

TextWrangler: um editor de texto puro (para desenvolvedores, administradores de sistemas, etc.) com características avançadas. Veja mais detalhes em: TextWrangler: o melhor editor de textos do meu Mac.
 

Burn: Utilitário avançado, mas simples de usar, para gerar e gravar CDs e DVDs (de áudio, de vídeo, de dados e mais).
 

Chrome ou Firefox: não que o Safari não seja bom, mas nada impede que você use o navegador ao qual já estava acostumado.
 

Bônus - McSolitaire: afinal quem está migrando do Windows precisa se sentir em casa!

Claro que essa lista não esgota as suas necessidades, mas certamente poderá colocar você em condições de começar a acelerar, e focalizar suas energias em entender as diferenças conceituais entre o Mac e o seu sistema anterior, e não em manter a continuidade do que já fazia.

Sugestões de aplicativos grátis adicionais que realizem no Mac tarefas comuns presentes também em outros sistemas serão muito bem-vindas nos comentários!

 

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: