Converter vídeos no Mac com o Handbrake 1.0
App clássico e open source de conversão de vídeo chega à versão 1.0 trazendo presets melhorados e outras novidades.
Handbrake é o canivete suiço da conversão de vídeos, incluindo formatos, dimensões, resolução, qualidade, legendas, áudio, capítulos, filtros e tantos outros detalhes que os interessados na área não dispensam.
A popularização dos serviços de streaming e o crescente abandono da distribuição de filmes em suportes baseados em discos (DVD, etc.) fizeram mudar bastante o contexto das demandas de conversão de formatos de vídeo, mas elas continuam a existir e, para quase todos os contextos nos quais eu participo, o veteraníssimo Handbrake continua a ser a melhor alternativa de app para Mac.
Durante todos esses anos de popularidade geek, o Handbrake esteve sempre em estágio beta. Na véspera de Natal deste ano, entretanto, os desenvolvedores resolveram sair do beta e lançar sua versão 1.0, considerada estável, e acompanhada de documentação oficial voltada aos usuários finais.
Os presets, que são configurações de uso geral que sempre vieram pré-definidas para seleção pelo usuário na barra lateral direita do app, foram renovados, e agora há opções para variados formatos e definições, baseadas no tempo que demora a conversão, na qualidade desejada, no dispositivo em que o vídeo vai ser exibido (PS4, XBox, Apple TV, Chromecast, etc.), no formato de saída (várias opções de MKV) e mais.
Além disso, a nova versão trouxe melhorias de desempenho (que se traduzem em conversões mais rápidas), suporte a novos formatos e filtros (o cada vez mais necessário rotate agora está mais disponível, por exemplo).
Especificamente para o Mac, a nova versão trouxe suporte a undo/redo, melhorias no suporte a arrastar conteúdo, possibilidade de adicionar arquivos em lote para conversão, melhorias no Preview, e mais.
O download do Handbrake 1.0 já está disponível, gratuitamente.
Comentar
Comentários arquivados