Como zerar a memória do seu iPad antes de vender

Vender um iPad, por qualquer motivo, é uma operação que precisa ser acompanhada de providências adequadas, caso contrário você pode entregar junto a sua privacidade: e-mails armazenados, acesso ao Twitter e Facebook, acesso ao seu cartão de crédito pelas possíveis credenciais memorizadas de sites de comércio eletrônico, os arquivos do Dropbox, os dados armazenados nas apps e nos serviços on-line, e mais.

O mesmo vale, naturalmente, para qualquer outra situação em que você vá passar o iPad adiante: devolver para a loja, transferir para outro integrante da equipe de trabalho, etc. - não é uma questão de desconfiar, mas sim de ter uma precaução básica, como se tem em outros casos que envolvem cartões de crédito, senhas de e-mail e similares.

Esta necessidade é tão óbvia, aliás, que a Apple tornou simples a sua solução: para zerar basta ir em Ajustes > Geral > Redefinir e pressionar "Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes", aguardando alguns minutos enquanto o iPad retorna à condição original de fábrica.

Atenção: o procedimento de resetar o iPad zera mesmo a memória - apps, dados, fotos, e-mails, configurações, personalizações, etc. Se tiver algo que você queira preservar, faça o backup ou outro registro antes. É uma boa ideia fazer uma última sincronização com o iTunes antes de zerar, também, para que seus dados possam ser transferidos mais facilmente para um próximo iPad que você venha a ter e sincronize com o mesmo iTunes (enquanto não chega a sincronização via iCloud, claro). E este procedimento pode ser incompatível com iPads com o sistema modificado (com desbloqueios, jailbreak e similares) - se for o caso do seu iPad, consulte o autor do seu procedimento de modificação em caso de dúvida.

A Apple tem uma descrição mais detalhada do processo na qual consta um alerta importante: tenha certeza de que o iPad tem bastante bateria, ou realizar a operação com ele conectado a um carregador. Mas como o ato de apagar toda a memória deve durar poucos minutos, é provável que a bateria necessária nem seja tanta assim.

E se você for vender ou dar de presente o seu iPad de segunda mão, aproveite para valorizá-lo com uma boa limpeza física também, para deixar com cara de novo!

Eis o que a Apple recomenda para limpar seu iPad: "Use um pano macio, ligeiramente úmido e sem fiapos. Evite deixar excesso de umidade nas frestas. Não use produtos para limpeza de vidro, produtos de limpeza, sprays, solventes, álcool, amônia ou abrasivos para limpar o iPad. O iPad possui um revestimento oleofóbico na tela. Basta limpar a tela com um pano macio que não solte fiapos para remover o óleo deixado por suas mãos. A capacidade desse revestimento para repelir o óleo diminuirá ao longo do tempo com o uso normal, e esfregar a tela com um material abrasivo diminuirá ainda mais os seus efeitos e pode arranhar a tela."

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: