Moom: colocando em ordem as janelas do Mac

Dividir o espaço no monitor entre todas as janelas que você precisa ter abertas ao mesmo tempo é um problema comum, a ponto de merecer múltiplas estratégias e ferramentas, algumas das quais já foram abordadas por aqui anteriormente.

“Fazer caber” é uma técnica de layout que não me agrada muito, seja para compor uma peça impressa ou para gerenciar as janelas na tela. Acredito que a comunicação ocorre melhor quando há espaço suficiente para uma boa disposição de todo o conteúdo mas... às vezes estamos mesmo sujeitos a ter que trabalhar com o editor de textos, o arquivo de referência e mais alguma ferramenta de apoio simultaneamente em uma mesma telinha.

E é neste tipo de situação que brilha o Moom, ferramenta para mover e controlar o tamanho das janelas no Mac.

 

Conhecendo o Moom

O nome Moom vem de move + zoom, as 2 ações básicas gerenciadas por ele com tanta maestria que, apesar de ser um lançamento recente, vem obtendo destaque em boa parte dos sites e podcasts sobre Mac que eu acompanho.

Ferramentas para mover e redimensionar janelas de forma melhor controlada no Mac existem aos montes, e todas são muito boas quanto ao resultado: colocam as janelas precisamente em qualquer um dos 4 cantos do monitor, ou ocupando a metade esquerda ou direita dele, ou o terço superior, terço inferior, e assim por diante, facilitando ter mais de uma aplicação visível de cada vez, seguindo a regra básica da boa convivência: cada uma no seu quadrado.

Mas a grande sacada do Moom, na minha opinião, foi agregar aos tradicionais controles pelo teclado uma forma extremamente prática de controle pelo mouse: um comando popup que surge sempre que você pairar o ponteiro sobre o botão verde de controle da janela (aquele que a gente está acostumado a chamar de “maximizar”):

O conteúdo deste popup pode variar: por default é só um grupo de posicionamentos comuns (metade esquerda, metade de baixo, tela inteira, etc.), mas nas configurações do Moom é possível incluir a opção de exibir o grid que você vê na imagem acima, que dá a opção de desenhar precisamente o terreno que você quer que a janela em questão ocupe – tudo ao alcance de cliques do mouse.

 

Múltiplos monitores e o comando pelo teclado

O Moom também tem a opção de controle pelo teclado, que você pode configurar de várias formas, mas para mim adota 2 comportamentos opcionais:

  • defini a tecla de ativação dos comandos de teclado do Moom como sendo ⌥← (ou seja: option + seta para a esquerda) porque ficam lado a lado no meu teclado e podem ser facilmente acionadas com a mão direita, e

  • ativei a exibição, bem no meio da tela, de uma “cola” dos comandos via teclado disponíveis  (como na imagem acima) sempre que eu pressionar a combinação acima, para não ter de decorar nada.

Usar 2 monitores no Mac é relativamente comum, mas a necessidade de ter informações visíveis para mim é tão premente que eu acabei concluindo que valia a pena investir um pouco mais e usar 3 monitores, pois permitem manter maximizadas simultaneamente as 3 janelas que geralmente uso: o documento no qual estou trabalhando, o documento que estiver sendo usado como referência, e a ferramenta de interação (chat, twitter, etc.) que para mim faz parte do trabalho.

Seja com 2 ou 3 monitores, entretanto, as teclas de controle do Moom também cuidam bem de uma operação muito comum quando se trabalha com mais de um: mover a janela ativa para outro monitor e maximizá-la. Na minha configuração, basta ativar os comandos do Moom (que para mim é com as teclas ⌥←), pressionar uma seta direcional (para dirigir a janela a um dos outros monitores) e pressionar espaço para maximizá-la – ou seja,   ⌥← + seta + espaço.

 

Tem muito mais

O Moom faz muito mais tarefas, e tem várias outras configurações, modos de operação, menus e mais. O site do Moom as apresenta de forma simples, detalhada e ilustrada, recomendo a visita.

Comprei minha cópia a US$ 5 na Mac App Store . Mal arranhei sua superfície neste post, mas o resumo geral é que eu não precisei de mais do que 10 minutos de uso do Moom para concluir que, para mim, ele é melhor do que as demais alternativas que já usei anteriormente.

Uso e recomendo!

--

Leia também: Muitas janelas ao mesmo tempo no seu Mac? Gerencie com o BetterSnapTool!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: