Apt-get no Mac? Gerenciadores de pacotes para o OS X

Gerenciador de pacotes para o Mac é o tipo de solicitação frequente de quem chega ao OS X vindo do mundo Linux e de outros ambientes em que são comuns soluções como o apt-get, yum, ports e similares.

Para instalar boa parte dos pacotes (tipicamente open source) providos por eles (nomes como ffmpeg, gawk, ImageMagick, wget e muitos outros são exemplos), a minha preferência pelo Rudix já foi revelada nas primeiras semanas de atividade do BR-Mac (no artigo Rudix: pacotes GNU e para UNIX adicionais para o Mac).

E não prefiro o Rudix apenas por se tratar da obra de um brasileiro que o mantém desde 2005 e cujas demais atividades tecnológicas acompanho de longa data: ele tem a vantagem de trazer os softwares em questão empacotados no "estilo Mac", dispensando a instalação prévia de ferramentas de desenvolvimento, diretórios especiais e outros recursos comuns às alternativas.

A instalação dos pacotes via Rudix pode ocorrer da forma usual no Mac (faz o download do pacote desejado e clica no arquivo) ou da forma típica dos terminais, digitando algo como sudo rudix install nome-do-pacote.

As alternativas tradicionais

Se eu fosse usar algum dos gerenciadores de pacotes tradicionais voltados ao Mac, preferiria o MacPorts, que tem laços fortes com o desenvolvimento do Darwin, participação direta da Apple e de uma figura que eu admiro especialmente: Jordan K. Hubbard, que é co-fundador do FreeBSD (onde também fundou a coleção de ports) e hoje atua na Apple.

Mas quando se trata desta categoria de utilitário, há bastante amplitude de atuação das preferências de cada um, e em um artigo da semana passada vimos o relato de um usuário que prefere o homebrew, por exemplo.

Eles têm suas similaridades e também seus diferenciais, mas ambos têm comandos com um visual familiar, como nos exemplos:

  • brew install gawk
  • sudo port install lynx

A escolha de um deles pode se basear no critério que você preferir: use o que alguém que você confia prefere, teste ambos, consulte opiniões on-line, compare especificações, etc.

Mas para instalar qualquer um deles, sugiro começar por este artigo de ontem na MacLife que apresenta as linhas gerais de ambos, os requisitos de instalação e até os procedimentos (ou referências) necessários.

E boas instalações!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: