Testei e gostei do medidor de pressão arterial conectado ao iPad ou iPhone

O aparelho de pressão arterial da Withings conecta ao iPhone ou iPad, permitindo comandar a partir deles a leitura, e registrar e consultar neles os resultados ao longo do tempo. Sou usuário (doméstico) satisfeito.

A operação é simples: você prende o medidor ao braço, conecta o cabo dele ao iPad ou iPhone, o app da Withings abre, você aperta o botão Start, e pronto: o medidor começa a inflar, em seguida esvazia e exibe os resultados (pressão sistólica, diastólica e batimentos cardíacos) na tela, ao mesmo tempo em que os registra para permitir acompanhamento posterior na forma de gráficos, envio ao seu médico e mais.

O manual é em inglês, e não apenas dá as instruções (bem simples) de configuração e uso, e as orientações básicas para uma boa medição: postura, posição dos braços, etc. Para maior precisão, o app oferece um modo automático, no qual não realiza apenas uma medição, mas 3 consecutivas, registrando a média.

Medidor de pressão (ou esfigmomanômetro) não é o gadget do qual mais desejamos precisar, mas quem tem que acompanhar a pressão arterial regularmente pode ter interesse em dispor de um deles em sua casa, e há anos é meu caso: por herança familiar, sou hipertenso desde o final da adolescência.

Antes de continuar, um alerta: até onde eu sei, o medidor da Withings não tem certificação ou registro na Anvisa ou no Inmetro, que seriam requisito ao seu uso regular no país, apesar de ter certificação válida nos EUA e Europa. O meu eu ganhei de presente, e acredito que ele não possa ser comercializado no país, ao menos no momento.

A medição de pressão, mesmo quando realizada em ambiente doméstico, deve ser orientada por profissional habilitado, e existem procedimentos técnicos para a calibragem dos aparelhos utilizados. O meu medidor de pressão arterial conectado ao iPhone ou ao iPad não passou por nenhuma calibragem oficial, eu apenas comparei (algumas vezes ao longo das últimas 2 semanas) seus resultados aos de outro aparelho (certificado e calibrado), ao longo de uma semana, encontrando variação de ~5% entre as 2 leituras, o que no meu caso não compromete os resultados, mas só o seu médico poderá orientar quanto ao seu caso.

O aparelho de pressão da Withings mede (com precisão de 2%, segundo o fabricante) até 285mmHg, mas eu espero jamais chegar perto dessa faixa de tolerância: no momento a minha pressão felizmente se aproxima mais dos 120x80 mmHg. Ele se adapta a braços com 22 a 42cm de circunferência, e também não tenho expectativa de algum dia testar estes limites ツ

Ele precisa de 4 pilhas palito (já vêm instaladas), e é compatível com iPhone, iPad e iPod Touch, usando o conector de 30 pinos, ou (no caso dos modelos mais novos, como o iPhone 5) por meio do adaptador do novo conector adotado pela Apple a partir de 2012.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: