Como imprimir 2 páginas por folha no Mac

Imprimir pode estar saindo de moda, mesmo que em diversas situações ainda seja necessário. Mas desperdiçar papel ninguém deseja, e imprimir 2 (ou 4…) páginas por folha (sem ter de instalar nada) pode ser uma maneira de aproveitar melhor o recurso.


Cada demanda tem suas características, e para várias delas a legibilidade de imprimir "2-up" (2 páginas por face da folha física, como na imagem acima) é mais do que suficiente para a aplicação desejada.

Existe uma variedade de utilitários e comandos de configuração para obter esse efeito em outros sistemas, mas no OS X ele já vem como opção no próprio diálogo de impressão default (aquele em que você normalmente seleciona o número de cópias, ou um intervalo de impressão) usado pelos aplicativos, como veremos a seguir.


O primeiro passo é garantir que os detalhes de impressão apareçam no diálogo. Mande imprimir algo e verifique: se o seu só tiver as opções básicas mostradas acima, pressione o botão Mostrar detalhes para ter acesso ao restante.

O diálogo de impressão vai se expandir, com uma linha horizontal (contendo um seletor) separando as opções básicas das opções avançadas. Clique no seletor para escolher a opção Leiaute (é, eu sei...) e aí selecione o número de páginas por folha, a direção em que elas serão impressas (faz diferença em caso de dobras ou recortes) e se deve haver bordas delimitando as páginas originais:


No mesmo grupo você pode definir ainda a impressão duplex (dos 2 lados da folha), se a sua impressora tiver este recurso.


E não há razão para se limitar a 2 páginas por folha: se você estiver fazendo apenas uma prova tipográfica, por exemplo, pode imprimir 4 por folha (como no exemplo acima), ou até mais!

Se desejar, você pode usar o seletor Pré-ajustes (próximo ao alto do diálogo) para salvar a sua configuração como um pré-ajuste, facilitando o reuso futuro.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: