Day-O: relógio alternativo para a barra de menus do Mac, com calendário popup, grátis

O calendário completo do mês corrente, disponível sempre que você clica no relógio do sistema, não tem preço – e, no caso do Day-O, também é gratuito ;-)

Quando eu passei a usar diariamente o Mac como desktop, estava acostumado ao ambiente gráfico Gnome, e uma das diferenças que mais estranhei é que clicar no relógio exibido na barra de menus não exibia o calendário completo do mês corrente.

Ver o calendário do mês é para mim uma necessidade tão comum (já viu meus atalhos de data?), que ter de ativar o Dashboard, mudar de contexto ou de tela para vê-lo não me parecia digno da usabilidade geralmente oferecida pelo Mac.

Acabei resolvendo a situação quando adquiri o iStat Menus, uma ferramenta de monitoramento do sistema que, além dos monitores de CPU, rede, disco, etc., também oferece um relógio para substituir o do OS X na barra de menus, e que exibe o calendário do mês ao ser clicado. Mas ele custa US$ 16, meio caro para quem apenas deseja um calendário no relógio, certo?

Recentemente encontrei uma alternativa gratuita que oferece com categoria o mesmo serviço simples: o Day-O.

Fruto do descontentamento de um desenvolvedor que tinha a mesma demanda que eu e resolveu arregaçar as mangas para fazer algo a respeito, o Day-O permite configurar com bastante liberdade quais as informações de data e hora que devem aparecer na barra de menu, e exibe o calendário do mês corrente (com botões para navegar por outros meses) ao ser clicado, exatamente como eu esperava.

É grátis e sem suporte, e para mim vem funcionando bem. Recomendo.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: