Popclip automatiza e personaliza edição de textos em qualquer editor do Mac

App oferece recursos de automação para quem usa bastante o mouse enquanto edita textos, programas e sites.

O Popclip age sempre que você seleciona um trecho de texto no Mac, exibindo um menu visível (similar ao que o iOS oferece para copiar/colar), com uma série de ações e opções configuráveis pelo usuário (inclusive com scripts, para quem conhece e curte).

As opções incluídas no programa são variadas: se o texto selecionado contiver uma URL, por exemplo, haverá a opção de abri-la no navegador. Para textos em geral, eles poderão ser enviados para apps selecionados (Evernote, por exemplo), pesquisados na web, ou mesmo no dicionário. Além disso, opções genéricas como copiar e colar podem estar disponíveis.

Além disso, está disponível para os usuários uma coleção de mais de 140 extensões que você pode ativar, trazendo funções extras como: contar palavras, converter para maiúsculas, colar removendo formatação, traduzir, inserir aspas especiais, criar um lembrete na agenda, etc.

Com a extensibilidade via scripts, dá para acrescentar inteligência a quase qualquer editor e tela de edição: veja a coleção de scripts PopClip para edição HTML e MarkDown do Brett Terpstra, por exemplo.

Você também pode criar seus próprios scripts, e com bastante flexibilidade: elas podem envolver AppleScript, chamar scripts shell, serviços do sistema, simular pressionamento de teclas e abrir URLs.

Para quem curte automação de tarefas e personalização do ambiente e usa bastante o mouse para controlar o sistema (particularmente prefiro o teclado), poucas opções podem ser mais acessíveis do que o Popclip. Recomendo!


Observação importante: o Popclip funciona com qualquer app que use serviços do OS X para editar textos, o que inclui praticamente todos os editores de texto nativos que funcionem fora do Terminal.

Ele funciona em outros aplicativos também, mas se este implementar sua própria forma de gerenciar teclas e exibir os caracteres no campo de edição (o que é comum em programas multiplataforma e em jogos, por exemplo), é possível que o Popclip não funcione nele.

Existe uma lista de apps incompatíveis, e cito alguns deles: Adobe Reader, emacs, vim, iBooks, Kindle para Mac, boa parte dos apps em Java, LibreOffice, PowerPoint, Things.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: