Converter DVD no Mac com o Handbrake 0.9.6

O Handbrake é uma das soluções open source que complementam os serviços multimídia no Mac, provendo um recurso bastante útil: a capacidade de transcodificar formatos de vídeo, convertendo DVDs, arquivos baixados da Internet e outras fontes nos formatos mais populares da atualidade, para incorporar à biblioteca do iTunes, assistir no iPad, na Apple TV ou mesmo no seu player preferido no computador.

Trata-se de um software já bastante maduro, que ultimamente não tem lançado mais do que uma nova versão por ano – e quando as lança, já nem sempre oferece grande número de novos recursos, uma vez que a sua tarefa (que é entender formatos variados de vídeo, áudio e legendas e ser capaz de convertê-los para outros formatos) já é bem cumprida com os recursos atuais.

Não é diferente com a recém-lançada versão 0.9.6: ela traz algumas correções e ajustes (incluindo aspectos de compatibilidade com o Lion), atualizações bastante perceptíveis no desempenho e na eficiência da compressão de formatos, e não muito mais que isso.

A lista completa de novidades da versão está disponível para aqueles que têm interesse em decifrar a sopa de letrinhas que são as referências aos CODECs e formatos cujo suporte evoluiu.

Para os usuários de Mac especificamente, a organização da janela foi um pouco modificada, o suporte oficial ao Lion chegou, e há uma menção na documentação à nova forma de obter a biblioteca necessária para ripar DVDs, que se tornou a oficial agora que o VLC não mais inclui uma cópia que o Handbrake possa compartilhar. Outra novidade é que agora que há suporte oficial ao Lion, o Leopard deixa de ser suportado na versão corrente.

O Handbrake é open source e está disponível para download gratuito.

Leia também: Como assistir vídeos no iPad – sem converter

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: