Servidor web no Mac: como ativar o Apache que vem no OS X Mountain Lion

O seu Mac já vem com um servidor web instalado e configurado, e em 1 minuto você conseguirá deixá-lo prontinho para ser executado e rodar os seus testes de desenvolvimento web.

Em versões anteriores o OS X tinha uma opção nas preferências que ativava o seu servidor web interno de forma bem simples e visível, mas essa definitivamente não é uma opção útil para a maioria dos usuários finais, e acabou sumindo no Mountain Lion.

Mas fazer ela voltar é simples, na forma de um painel de preferências dedicado feito pelo autor do VirtualHostX.

É só fazer o download grátis, descompactar, clicar, e as Preferências do seu Mac irão ganhar um ícone a mais, denominado Web Sharing, que exibe a tela acima, que essencialmente permite fazer o que as preferências de compartilhamento permitiam até o OS X Lion: ativar o servidor web Apache 2 que vem pré-instalado no Mac.

Depois de ativado, você pode acessar a URL http://localhost/ e verá a página default do seu Mac, levemente modificada na imagem abaixo:

Com um pouco de esforço manual você também pode ativar uma árvore web pessoal do seu usuário, localizada na pasta Sites (que você precisa criar) no diretório do seu usuário (no meu caso, ela fica em /Users/augustocc/Sites).

Para tanto, crie um arquivo de configuração com o nome de seu-login.conf (no meu caso é augustocc.conf) na pasta /etc/apache2/users/, com o seguinte conteúdo (substitua a parte em vermelho pelo seu login):


<Directory "/Users/augustocc/Sites/">
Options Indexes MultiViews
AllowOverride None
Order allow,deny
Allow from all
</Directory>

Depois de editar e salvar, é necessário reiniciar o servidor web (ou desativá-lo e reativá-lo pelo painel de controle), e aí a URL http://localhost/~seu-login (atenção ao ~!) vai conduzir ao index.html armazenado na sua pasta Sites criada acima.

E aí é só começar a testar seus sites estáticos diretamente na máquina ou na rede. Mas se o seu computador estiver com o serviço web exposto à Internet, tome os cuidados adicionais adequados com relação à segurança!

Dica alternativa: nos comentários de um post sobre o modo de ativar o servidor web antes do Mountain Lion, o leitor Gregory mencionou (em 27 e 30 de agosto) uma outra forma de ativar o servidor web, diretamente pelo Terminal (pelo familiar apachectl) e sem instalar nada. Em linhas gerais me parece correta, mas não testei de forma específica.

E atenção: no próximo post desta série veremos como ativar o PHP que também vem pré-instalado, para poder testar também sites dinâmicos, bem como algumas referências para quem quiser montar um ambiente mais completo, com MySQL, WordPress e mais!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: