Fling - joystick para o iPad, testado e aprovado
O Fling é um joystick para iPad que não pode faltar na lista de acessórios de quem já descobriu que joga mais no iOS do que no videogame da sala ;-) Para ajudar, vamos sortear 1 (e talvez 2)!
Minha irritação com a usabilidade de boa parte dos jogos do iPad que baseiam seus controles numa imitação da interação por joystick ou D-pad exibida na tela, sem nenhuma possibilidade de feedback pelo tato, é similar à relatada por muitos usuários.
Existem muitas maneiras de interagir bem em touchscreen, não é preciso tentar imitar mal um periférico tátil substituindo-o por um ou 2 círculos desenhados na base da tela, como os da imagem acima.
E o efeito dessa irritação pode ser resumido assim: após alguns minutos, percebo que estou combatendo a dificuldade de controle e interação muito mais do que combatendo os adversários do jogo, o que dá lugar à frustração e à busca por um jogo melhor adaptado a interfaces touchscreen.
Joystick físico que adere à tela
Mas o Fling, acessório criado pela Ten One Design e recentemente incluído na linha de produtos distribuídos oficialmente pela Apple nos EUA, é o elemento capaz de mudar este quadro.
Trata-se de um controle direcional (joystick) para ser fixado (com 2 eficientes ventosas) na tela do iPad, exatamente em cima do local em que os desenvolvedores de cada jogo posicionaram o seu irritante controle virtual. As ventosas são fáceis de grudar e de remover, mas exigem que o iPad esteja bem limpo e desengordurado, para não ficarem se movendo com a tração dos seus movimentos no jogo.
Depois que o Fling está lá, e após uma breve adaptação, a interação com o jogo fica muito mais natural, pois passa a oferecer o feedback pelo tato – você passa a “sentir” quando o controle está no centro, ou quando está apontando para cada uma das direções.
A imagem acima é do Meteor Blitz, mas para mim a adaptação ocorreu no jogo Death Rally, com o qual eu já havia me encantado anteriormente mas cujos controles me irritavam após poucos minutos.
Após uma corrida praticando com o Fling, as corridas subsequentes deixaram de ser um exercício de tensão e testa franzida para garantir o controle correto, e passaram a ser uma diversão, com direito a sorrisos e gargalhadas enquanto o carro era dirigido com naturalidade e até sobrava tempo para escolhas estratégicas sobre quais itens pegar e em quais inimigos atirar.
Tive uma experiência similar (da tensão à diversão plena) controlando o bonequinho do Minigore HD, e imagino que nos próximos dias vou gastar algumas horas testando o Fling em vários jogos que anteriormente eu havia rejeitado devido à qualidade de sua implementação do controle na tela.
Vale destacar que nem todos os jogos com controles visuais que simulam joysticks no iPad se adaptam bem ao Fling: por exemplo, eu testei com o Duke Nukem e a coisa não foi bem.
Mas a popularidade do Fling já se consolidou (ser distribuído oficialmente pela Apple é um ótimo indicador) e jogos mais recentes vêm sendo testados com ele pelos próprios desenvolvedores. Já existe até um selo de compatibilidade e uma lista colaborativa de jogos compatíveis com o Fling, mantida pela Ten One Design e que no momento já tem mais de 120 jogos listados.
No site da Ten One Design o Fling custa US$ 19,95, e pode ser comprado também como um par (para jogos com 2 controles direcionais) por US$ 29,95. Ele funciona igualmente no iPad e iPad 2.
Eu comprei um par para mim, testei, joguei, me diverti e certamente vou jogar bem mais nas horas vagas com ele.
Gostei, recomendo e tenho mais 2 para sortear! As regras do sorteio serão publicadas hoje às 14h30 ;-)
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