Fluid: A vantagem de transformar seus sites favoritos em apps do Mac

O Fluid é uma solução elegante para 2 situações que eu enfrento com alguma frequência:

  • a necessidade de ter configurações diferentes do navegador para acessar determinados sites, e
  • a necessidade de acessar uma mesma aplicação na web com logins diferentes ao mesmo tempo.

Para ambas existem soluções mais comuns, tais como ter um segundo navegador instalado para usar quando chegam essas oportunidades. Existem também soluções ainda mais elegantes, como o suporte a este tipo de condição diretamente no navegador, ou no aplicativo on-line desejado.

Mas a solução que eu prefiro, porque me dá exatamente o nível de flexibilidade que eu desejo, é o Fluid.

Em poucas palavras para complementar o breve vídeo acima, o Fluid é um utilitário para navegação web que, ao invés de oferecer a oportunidade de digitar endereços em uma barra de navegação, ou criar meros links de favoritos no seu ambiente de trabalho, cria uma app do Mac OS X independente (na forma de um navegador mínimo ou, na prática, uma instância de execução separada do Safari) associada à URL dos sites que você desejar.

A app independente de cada site que você configurar deste modo permite ter sua própria configuração do Safari associada a ela (que pode ser diferente das demais apps e do seu Safari “geral”), tem seu próprio menu de aplicativo, seu próprio ícone separado na Dock e, se você optar pela versão paga (US$ 5), pode ter também um espaço isolado para os seus cookies e a possibilidade de residir na barra de status.

Para alguns sites populares (como o Facebook e o Gmail) surge ainda um recurso adicional, na forma de uma notificação do número de mensagens não lidas, exibida no próprio ícone da sua app criada pelo Fluid.

Embora minha navegação “geral” seja no Chrome, eu uso o Fluid com frequência para acesso a sites nos quais desejo configurações restritivas e também para os serviços do Google – afinal, embora o Google me permita usar múltiplas contas simultaneamente, às vezes não é muito cômodo o malabarismo necessário para, nas configurações default, usar o Gmail de 2 contas simultaneamente ao Reader de uma terceira, por exemplo – e com o Fluid tudo isso fica natural.

Um detalhe interessante é que o Fluid é criação de Todd DitchenDorf, que anteriormente trabalhava na Apple desenvolvendo o Dashboard e várias das Widgets que vêm com o sistema.

 

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: