Previna-se com o Prey: o programa que pode recuperar seu MacBook roubado

O Prey é um programa open source, leve e que tem uma atividade básica: acompanhar a localização do seu MacBook (e outros equipamentos suportados) durante todo o tempo, podendo ajudar você a encontrá-lo em caso de perda ou roubo.

O funcionamento deste mecanismo preventivo gratuito é simples de descrever: você instala um pequeno e discreto agente no seu MacBook, e ele ficará lá sempre disponível, silenciosamente aguardando um sinal de ativação enviado pela Internet.

Se um dia seu notebook desaparecer ou for roubado, você enviará este sinal de ativação por um painel de controle na web, e o agente do Prey que você instalou nele passará a coletar (e transmitir pela Internet, discretamente para não alertar o ladrão ou receptador), sempre que o laptop estiver em uso, informações sobre a localização do aparelho, seu estado de hardware e software, imagens captadas pela webcam (que podem ajudar a identificar a pessoa e o local), e opcionalmente pode ativar alguns recursos adicionais, como:

  • Capturar imagens da tela (e com sorte identificar informações que revelem a identidade da pessoa que está com o seu MacBook!)
  • Apagar todas as senhas armazenadas
  • Soar um alarme sonoro
  • Exibir um aviso na tela
  • Bloquear o acesso ao computador
  • etc.

Dependendo, é claro, de você querer ou não que a pessoa que estiver de posse do seu equipamento saiba que você está em busca ou não! E claro que isso tudo só ocorrerá se o seu computador desaparecido tiver acesso à Internet, e se a pessoa que estiver com a posse dele não reinstalar o sistema operacional - quanto antes você enviar o sinal de ativação após perceber o desaparecimento, maiores serão as suas chances.

De posse das informações, é possível que você descubra que seu computador está com um conhecido que só queria pregar uma peça em você, ou que o esqueceu em algum lugar, e aí é só ir lá e recuperar.

Mas se descobrir que ele está em algum local suspeito ou com uma pessoa definitivamente não-autorizada, é hora de ir à polícia com todas as informações captadas, pronto para demonstrar que o equipamento lhe pertence, e dar detalhes que permitam a sua identificação (ou seja: se você instalou o Prey, é bom também se organizar e ter à mão a nota fiscal ou algum registro do número de série ou qualquer outra identificação do aparelho).

Este é o tipo de aplicativo que eu não desejo que algum dos leitores chegue a precisar usar, mas desejo menos ainda que algum de vocês algum dia lamente, tarde demais, não haver instalado a tempo! O mesmo vale para os recursos similares oferecidos pela APple no iPhone e iPad.

Visite agora mesmo o site do Prey, faça o download e instale no seu Mac. Aproveite e instale também em notebooks com Windows e Linux!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: