Mac: apps e ferramentas essenciais para usuários avançados e desenvolvedores

Um desenvolvedor de apps populares (incluindo o Elements) compartilha sua lista de ferramentas essenciais no Mac como usuário e como programador.

Talvez você não conheça o Justin Williams, mas provavelmente já ouviu falar em alguns dos seus softwares, incluindo o editor de textos Elements e o notificador para desenvolvedores Comitted, que avisa no Mac quando alguém faz um commit nos "seus" projetos no GitHub.

Desde 2009 ele atualiza anualmente sua lista de ferramentas para "power users" e desenvolvedores no Mac.

A lista é looooonga e se divide em 4 categorias:

  • Hardware
  • As 5 ferramentas de software essenciais para power users
  • Ferramentas de desenvolvimento
  • Ferramentas de usuário
  • Ferramentas de produção de áudio

A leitura é interessante e recomendo que você dedique alguns minutos ao artigo: "My Ultimate Developer and Power Users Tool List for Mac OS X (2012 Edition)", que valoriza as ferramentas simples e que atendem à demanda exigente do autor.

Nota: este artigo foi patrocinado pelo Mundo Apple, da Novo Mundo. Você já conhece?

Dissecando a lista

Como é meu hábito, não vou traduzir nem transcrever a lista inteira, mas quero apontar e comentar alguns poucos itens entre os vários que me chamaram a atenção:

  • No que diz respeito ao hardware, de 2011 para 2012 ele passou por uma situação que também vivi no mesmo período: 4GB de RAM, que eram suficientes, deixaram de ser, e agora ele providenciou um MacBook Pro com 8GB de RAM (e eu ampliei para 8GB a RAM do meu).
  • Quanto aos periféricos, o que mais me chamou a atenção é que ele usa simultaneamente tanto um mouse quanto um Magic Trackpad, e que graças a um Fujitsu ScanSnap S1500M (e à rotina de scannear todos os documentos uma vez por mês), ele vive em um escritório sem papel, com tudo registrado e pesquisável no Mac.
  • A lista de 5 ferramentas de software essenciais para power users só tem 2 itens repetidos em relação à de 2011: Dropbox e a ferramenta de organização pessoal Omnifocus. Os novatos são CloudApp, SublimeText 2 (substituiu o BBEdit, meu editor de textos preferido) e xScope.
  • O uso do Dropbox merece um detalhamento à parte: além de ser um fundamento do seu próprio editor de textos Elements, o Dropbox também é a forma como ele mantém em sincronia seus 2 Macs, e para compartilhar arquivos com outros integrantes da equipe. Para armazenar o código-fonte de seus projetos, entretanto, ele usa o GitHub.
  • A lista de ferramentas de usuário dele tem vários itens compartilhados com as minhas próprias preferências: o editor gráfico Acorn, a ferramenta de backups BackBlaze, o TextExpander e o Unarchiver, por exemplo. Mas a lista tem 17 itens, incluindo alguns que merecem atenção especial, como o Soulver, 1Password e Launchbar (embora não se adequem muito bem ao meu fluxo de trabalho).
  • Nas ferramentas de produção de áudio ele lista equipamentos e softwares que usa para gravar e processar seu podcast: Audition, Skype, Call Recorder, Blue Blubird, Icicle e mais.
  • Finalmente, na lista de ferramentas para desenvolvedores ele lista 30 itens que são úteis para programadores, mas também para quem desenvolve e mantém sites e até para usuários avançados. Entre as ferramentas listadas que excedem o mundo da programação estão o Mindnode (para mapas mentais), Go2Shell e ImageOptim.

Em resumo, mesmo nos pontos em que eu discordo da lista do Justin Williams, as opiniões dele enriquecem o meu ponto de vista sobre os aplicativos e acessório que uso no dia-a-dia, e é por isso que recomendo a leitura: "My Ultimate Developer and Power Users Tool List for Mac OS X (2012 Edition)", por Justin Williams.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: