Abrindo um Terminal na pasta selecionada do Finder, do jeito Lion

Na semana passada dedicamos um post ao DTerm, uma app que permite abrir um Terminal reduzido na pasta que você estiver ativa no Finder (ou em outros aplicativos).

Abrir um Terminal para processar algo em uma pasta visível no Finder é uma necessidade comum de quem domina ou prefere os recursos da shell, e há várias maneiras de fazê-lo com os recursos do Mac OS X. A minha forma usual é abrir um Terminal, digitar "cd " nele, arrastar a pasta em questão do Finder até a janela dele e pressionar Enter.

Mas acabei de descobrir que no Lion existe mais uma maneira nativa de fazer isto: ele já vem pré-configurado com 2 novos serviços (inativos por default): "Novo Terminal na Pasta" e "Nova aba de Terminal na Pasta".

O que estes serviços fazem é óbvio: abrem um novo Terminal (ou uma nova aba do Terminal) já direcionado à pasta que estiver selecionada no momento de sua ativação.

Além de poder ser acessada pelo menu contextual Serviços, a opção de abrir um Terminal na pasta também pode ganhar um atalho de teclado - no meu caso, Control + ⌘ + T.

Ativar o serviço no Menu e atribuir um atalho a ele é simples: No menu Maçã, selecione Preferências do Sistema, depois Teclado e Atalhos de Teclado. Você verá uma tela como a acima, em que deverá clicar em Serviços, ativar a opção de Nova Aba (ou Novo Terminal) e, opcionalmente, definir um atalho de teclado para ela.

Hat Tip: MacWorld.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: