Shuttle: um menu simples para abrir suas conexões SSH no Mac

Se você é desenvolvedor ou administrador de sistemas e faz várias conexões SSH a servidores diferentes ao longo do dia, vale a pena conhecer o Shuttle, um app simples que cria um menu com suas conexões SSH.

O que ele faz é muito simples: cria no menu do Mac um submenu com os servidores que você acessa via SSH. O arquivo de configuração dele é em texto editável (sintaxe JSON, como este), e nele você define apenas qual o app de terminal que deseja usar (o default é o Terminal do Mac), e uma série de grupos de servidores e servidores, cada qual com um nome e um comando ssh associado.


Inspirado no applet SSHMenu para GNOME, o Shuttle é fácil, rápido e potencialmente mais ágil do que primeiro abrir um Terminal e em seguida rodar um alias ou uma chamada baseada em um arquivo de configuração do OpenSSH bem mantido ツ (mas o arquivo de configuração existente será bem usado!)

A abordagem do arquivo-texto para configuração permite facilmente compartilhar as definições entre vários computadores (por exemplo, via Dropbox), e a intenção do desenvolvedor é no futuro passar a popular o arquivo automaticamente a partir de APIs de provedores de hospedagem, quando for o caso.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: