Como desinstalar apps no Mac

O leitor Pietro B. perguntou por e-mail:

Sou um recém-chegado ao mundo Mac (escolhi meu MacBook com as dicas do BR-Mac, obrigado!) e estou me adaptando aos poucos. Instalo vários programas indicados por revistas e sites, mas notei que muitos deles não vêm com desinstaladores, nem encontrei uma opção "Adicionar/Remover Programas" nas Preferências do OS X, nem nos utilitários do sistema. Onde posso encontrá-la?

A ideia de um desinstalador de aplicativos no Mac pode parecer fora de lugar para muitos usuários experientes, já que grande parte de seus programas usa um sistema de empacotamento que permite a remoção em uma operação simples, bastando mover o pacote inteiro (usualmente pelo seu ícone na pasta de Aplicativos) para a lixeira (e talvez isto já baste para resolver a dúvida do Pietro!).

Só que o mais simples nem sempre é suficiente e, assim como ocorre em outros sistemas operacionais, o procedimento usual de remoção ou desisnstalação frequentemente deixa para trás arquivos de configuração, preferências, dados de apoio, bibliotecas, plugins e outros penduricalhos que fazem parte da moderna arquitetura de ambientes de execução.

Minha política pessoal é de grande tolerância com os aplicativos não mais desejados: se instalo algum aplicativo é por uma boa razão, raramente desinstalo algo e, quando o faço, dificilmente me incomodo com a permanência de pequenos arquivos sobreviventes à operação - até porque, na minha experiência profissional com administração da configuração de desktops de usuários, já vi bem mais problemas serem originados pela remoção manual de arquivos que tinham um bom motivo (ignorado pelo usuário) para permanecer onde estavam, do que pela presença de um arquivo desnecessário após uma desinstalação.

Mesmo assim, quando às vezes preciso garantir uma remoção completa, usualmente recorro a um procedimento manual no Finder ou no Terminal. Só que há bom número de riscos envolvidos no procedimento manual, e muitas vezes faria sentido substitui-los por um utilitário especializado.
 

Utilitários a granel

Não faltam utilitários especializados nas tarefas de remover programas no Mac. Alguns que são usados e recomendados por colegas são:
 

  • AppCleaner: arraste um aplicativo para o AppCleaner, e ele se encarregará de remover não apenas o pacote, mas também os arquivos adicionais.
  • AppDelete: remove aplicativos, painéis das Preferências, Widgets, Plugins, screensavers, etc. Permite também identificar e remover arquivos que ficaram órfãos em remoções anteriores que não tenham sido feitas por ele.
  • AppTrap: percebe quando você move uma aplicação para a lixeira, e automaticamente oferece para se livrar das suas preferências também.
     

  • AppZapper: ao invés de arrastar seus aplicativos indesejados para a Lixeira, arraste-os para o AppZapper e deixe ele cuidar do serviço completo.
  • CleanApp: Além de desinstalar apps, procura também por duplicatas, identifica apps que não são executadas há muito tempo, e mais.

A lista acima está em ordem alfabética, porque não tenho experiência prática com nenhum deles (minha política quanto a remover pacotes foi explicada acima), portanto não estou apto a classificá-los.

Mas a lista inclui opções gratuitas e pagas para todos os gostos e bolsos, e acho apropriado acrescentar que, enquanto redigia esta resposta ao Pietro B., percebi que no início da semana o Lifehacker escolheu o AppCleaner como a melhor opção de desinstalador para Mac ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: