Mackup: copiando e compartilhando as configurações dos seus programas com um novo Mac
Que tal transferir a configuração dos seus aplicativos de um Mac antigo para um Mac novo, e mantê-la sincronizada entre os 2 Macs a partir daí? O gratuito Mackup faz isso, sem precisar levar todos os arquivos, e usando o Dropbox como intermediário.
Este utilitário open source funciona completamente a partir do Terminal, mas sua operação é simples: após a instalação, o comando mackup backup
faz uma cópia das configurações de todos os apps suportados, e passa a mantê-la atualizada automaticamente sempre que você fizer alterações.
Quando quiser ativar as mesmas configurações em outro Mac, basta instalar nele o Dropbox e o Mackup, e rodar o comando mackup restore
– e ele receberá cópias atualizadas de todas as configurações suportadas que foram copiadas anteriormente, e passará a mantê-las atualizadas e compartilhadas também no novo Mac.
O utilitário tem ainda uma forma de isolar, via arquivo de configuração, os apps cuja configuração você não queira copiar/sincronizar, e de desinstalar revertendo as configurações para seu estado anterior.
A lista de aplicativos suportados já tem mais de 50 nomes, incluindo alguns bem populares e outros típicos de usuários avançados, como o Adium, Bash, Git, iTerm2, OpenSSH e Transmission – e a documentação explica como você pode contribuir para aumentá-la.
Se você entende como funciona o sistema de arquivos BSD/Darwin, o funcionamento do Mackup é mais simples do que pode parecer: ele simplesmente sabe quais os diretórios e arquivos de configuração de cada um dos softwares suportados, e os copia para o Dropbox, fazendo links simbólicos para estas cópias no local dos arquivos originais – assim, quem lida com o ato de compartilhar propriamente dito é o Dropbox, e não o Mackup.
Eu uso mais de um Mac, e às vezes faço malabarismo para manter sincronizadas as configurações de aplicativos que não suportam isso diretamente. A partir de hoje, terei no Mackup um novo aliado.
Comentar
Comentários arquivados