Portrait Professional: correções automáticas - estilo Photoshop - nas suas fotos, com categoria

Sabe aqueles efeitos (que muita gente chama, às vezes erroneamente, de photoshop mesmo quando são feitos com outros programas) de imagens publicitárias e de capa de revista, que fazem sumir características do indivíduo (como espinhas, descolorações, manchas da pele, olheiras, rugas, sinais, cicatrizes, ...) em prol de uma imagem mais "vendável" do indivíduo retratado?

É isso que o Portrait Professional para Mac oferece, e o resultado (obtido sem o menor conhecimento técnico da minha parte, apenas selecionando uma imagem e clicando em opções oferecidas por um assistente) me deixou boquiaberto.

Mas, como bem disse o filósofo Peter Parker, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Não é porque uma ferramenta com essa capacidade está ao seu alcance que você deve usá-la para apresentar falsamente os retratos que expuser ao público: respeite os limites da ética e do bom senso, e este app será muito melhor aproveitado.

Fiz o download do PortraitProfessional Studio v10 (foram 64MB) e instalei usando uma chave fornecida pelos desenvolvedores especialmente para possibilitar esta resenha. O aplicativo suporta o idioma português (europeu, e não o nosso), e foi esta a minha opção.

Desde o primeiro teste, usando imagens originais fornecidas como amostra juntamente com o programa, fiquei impressionado. O assistente me perguntou se a foto era masculina ou feminina, me pediu para clicar com o mouse nos olhos, ponta do nariz e boca, informar se a boca estava aberta ou fechada, confirmar os contornos detectados automaticamente, e pronto.

Veja o resultado obtido, sem qualquer prática ou habilidade, na primeira execução:

Mas sou desconfiado por natureza, e resolvi tentar o mesmo procedimento com uma foto que não tivesse vindo como amostra do produto. Escolhi a simpática ruivinha que sempre serve de modelo para as amostras de retratos no site cameras.co.uk (e que certamente não precisa de retoque nenhum). O resultado você confere:

No teste abaixo, com a mesma modelo, perceba que parece haver uma escolha quanto a quais características "esconder" - o sinal que a modelo mirim tem no queixo foi preservado, por exemplo.

Mas quando os parâmetros automáticos exageram, uma ferramenta em forma de borracha permite fazer retornar, onde a aplicarmos, um pouco mais da aparência original. No caso oposto (retoque insuficiente), também há uma ferramenta (em forma de pincel) que reforça os efeitos onde é aplicada.

Depois da aplicação dos efeitos, há um quadro de parâmetros (imagem acima) à disposição para reduzir ou aumentar o nível de vários dos efeitos aplicados automaticamente: remoção de rugas, de poros, alisamento da pele, etc.

Em uma palavra: impressionante. Não compartilho da demanda por este tipo de ferramenta no meu dia-a-dia (afinal não produzo imagens publicitárias ou de imprensa, por exemplo), mas fiquei abismado com o nível de modificação que pode ser atingido com esta ferramenta automatizada, e que exige de mim, basicamente, apenas apontar onde estão os olhos, nariz e boca da imagem selecionada.

O Portrait Professional para Mac no momento custa US$ 19,95, mas tem uma versão grátis para testes (que coloca uma marca d'água bem visível nas imagens que gera).

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: