Snapzoom: acople a câmera do seu iPhone a qualquer binóculo ou telescópio

As lentes da câmera do iPhone são de boa qualidade, mas voltadas a fotografia do ambiente em que você se encontra. Mas você já experimentou aproximá-las de um binóculo ou telescópio? Com algum trabalho e firmeza, elas permitem usar o iPhone para tirar fotos à distância, como um super zoom ou uma teleobjetiva – mas não é fácil dominar a técnica.

Para facilitar, existem capas e outros acessórios que vêm acompanhados de lentes para essa finalidade, assim como há lentes adesivas e até acessórios para plugar o iPhone a binóculos de determinados fabricantes.

Mas o Snapzoom (a imagem acima mostra um protótipo pré-produção) é uma categoria à parte, porque ele se propõe a unir com segurança, usando um sistema de grampos simples mas firmes, o iPhone (ou qualquer outro smartphone) a qualquer binóculo, telescópio ou aparelho óptico tradicional.

Lançado na semana passada no KickStarter como forma de obter fundos para a produção do primeiro lote que viabilizará o projeto, ele se aproximou velozmente (ou seja: em poucos dias) da meta de US$ 55.000 necessária para iniciar a produção das primeiras unidades, agendadas para envio em agosto.

Para exemplificar, a imagem da Lua, acima, foi obtida com um iPhone 5 acoplado (via Snapzoom) a um telescópio.

Para um exemplo mais completo, o vídeo acima (de breves 22 segundos) mostra a visão da Golden Gate, em San Francisco, com a câmera do iPhone sozinha, depois o ato de acoplá-la a um binóculo por meio do Snapzoom, e a visão obtida com ele.

A ideia de digitalizar seu binóculo ou telescópio lhe atrai? A previsão é que o Snapzoom vá ao mercado ainda este ano, ao preço de US$ 75.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: