FastScripts: adicione atalhos de teclado para os scripts do seu Mac – e aí use os meus scripts :)

O FastScripts é gratuito, fácil de configurar e permite criar atalhos de teclado e opções de menu que acionam scripts para automação de tarefas no seu Mac.

O hábito de automatizar tarefas no desktop do Mac é popular desde antes do advento do OS X, e também é um hábito que muitos usuários que chegaram ao sistema vindos de outro Unix, ou mesmo do Linux, também trazem consigo.

Eu penso em começar a disponibilizar uma parte dos scripts que uso no dia-a-dia, mas para usá-los você precisa de um mecanismo para acioná-los. Geralmente eu uso o powerpack do Alfred ou o KeyboardMaestro para criar os menus ou atalhos que chamarão meus scripts, mas se for para fazer só isso eles são relativamente caros.

É por isso que hoje apresento a vocês o FastScripts, alternativa clássica, grátis para quem tem até 10 scripts em uso, e que permitirá usar meus scripts que lhe interessarem, conforme eu os for compartilhando.

Os meus scripts

Com meia dúzia de comandos de Applescript, ou arrastando as ações certas por meio do Automator, é possível tornar automáticas uma série de ações repetitivas.

Eu tenho scripts que fazem por mim uma variedade de ações que executo várias vezes por dia, tais como:

  • Posicionar de uma só vez o editor de textos, o terminal e o navegador nos locais em que ficam mais adequados para cada um dos tamanhos de monitor que eu uso
  • Criar no aplicativo de controle de tarefas uma pendência a partir do e-mail que estiver aberto e do texto que estiver selecionado nele
  • Unir lado a lado 2 imagens, formando uma só
  • Criar uma citação web a partir do texto selecionado no navegador (com direito a <blockquote> e inclusão automática do link para a URL da página que estiver aberta, com o título dela).
  • Converter uma imagem para que ela fique com a largura certa para publicar nos meus sites (680px)
  • Abrir no editor de texto o post de um dos meus blogs que estiver aberto no navegador
  • Publicar um post nos meus blogs, via Axe
  • Enviar uma ilustração para o servidor dos meus sites
  • Abrir uma aba do Terminal na pasta do documento que estiver no editor de textos
  • Variadas formatações HTML
  • etc.

Alguns deles são Applescripts, outros são scripts shell, ações do Automator e tem até um ou outro script em PHP. E todos eles têm algo em comum: precisam ser incluídos em algum menu, ou ter um ícone, ou associados a algum atalho de teclado, para que seu uso seja prático.

O FastScripts

O app FastScripts é produto da Red Sweater, que também faz o editor de blogs MarsEdit.

A função do FastScripts é simples: oferecer um menu global e atalhos de teclado (globais ou para cada aplicativo) permitindo rodar os seus scripts o mais rapidamente possível, e sem alterar o contexto do Mac – 2 critérios nos quais nem todas as demais alternativas para a tarefa se saem bem.

Ele é bastante liberal quanto à linguagem ou aplicativo no qual são desenvolvidos os scripts, e tem recursos adicionais elegantes, como a facilidade de definir a ordem e a organização (separadores, etc.) dos scripts no menu.

O FastScripts não é dos mais baratos, mas é gratuito para quem for usar só até 10 scripts.

Portanto, se você desejar testar e eventualmente usar a coleção de scripts que quero começar a disponibilizar aos poucos, aí está a sua opção.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: