Abrir pastas em nova janela: 3 atalhos do Finder que você precisa saber

Com 3 atalhos fáceis de memorizar você simplifica boa parte das operações do Finder que envolvem mais do que uma pasta.

Manipular arquivos usando 2 janelas – a de origem e a de destino – é a forma natural de trabalhar para muitos usuários (eu inclusive) desde a década de 1980, nos tempos do DOS e de ferramentas clássicas como o Norton Commander.

Existem vários apps que criam a familiar interface de 2 paineis no Finder, e até mesmo soluções para a ausência do segundo painel, como o app Yoink, um conveniente intermediário para largar os arquivos e pastas de origem enquanto você navega até a pasta de destino.

Mas a frustração de não ter acesso rápido a um segundo painel pode ser resolvida rapidamente quando o destino é um dos subdiretórios da pasta atual, ou é o diretório-pai dela, porque o Finder tem atalhos fáceis para abrir uma nova janela exibindo-os. Vamos a eles!

  • Para abrir em nova janela um subdiretório da pasta atual, selecione-o e pressione Control++o (o "o" é de open), ou pressione e dê um duplo clique no ícone dela.
  • Para abrir em nova janela o diretório-pai da pasta atual, simplesmente pressione Control++.

Mais uma dica interessante para a mesma finalidade é abrir em uma nova janela alguma das pastas da barra lateral do Finder1: basta pressionar e dar um clique no ícone dela.

Simples, não? Agora é só decorar!

Eu uso um passo adicional: a opção de clonar a atual janela do Finder, para poder navegar para alguma pasta distante sabendo que há um Finder aberto ainda na pasta em que eu estava quando tive a ideia.

Para isso eu uso um Applescript bem curto:

Se preferir, faça download do código-fonte do script acima.

Aí é só colar no Editor Applescript para testar, e depois mover para sua ferramenta favorita de atalhos, como o Alfred, o KeyboardMaestro ou o gratuito FastScripts para ter a opção sempre disponível quando você precisar clonar o Finder. No meu caso, é só pressionar Caps Lock + F e ele executa ツ

 
  1.  Você sabe que pode arrastar para a barra lateral do Finder atalhos para as pastas que você mais usa, certo?

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: