Não é rumor: veja o que a Apple deve lançar de agora até o Natal

A Apple sabe que o período de maior venda aos consumidores é a temporada de Natal, o que nos permite chegar a algumas probabilidades bem interessantes sobre os próximos 3 meses.

Vamos começar pelo que todos já ouvimos falar, incluindo alguns lançamentos pendentes mas já confirmados, e outros só esperados:

  • OS X Mavericks
  • iOS 7
  • Algum novo iPhone (ou mais de um...)
  • Renovação da linha iPad
  • Renovação da linha iPad mini

O número de rumores sobre os equipamentos acima, e de análises baseadas nas versões beta dos 2 sistemas operacionais que estão na lista são um bom indicativo da expectativa com que são aguardados, mas vale destacar que não há exatamente uma confirmação oficial sobre todos eles (só sobre alguns) – mas com os iPads mais recentes tendo sido lançados em novembro de 2012, pouca dúvida resta.

Mas há expectativas menos óbvias: você notou que nos últimos dias têm surgido notícias de vários novos "canais"1 da Apple TV? O foco são os EUA, e nos últimos dias foram lançados canais para Disney Channel, Disney XD, os vídeos musicais do Vevo, o Weather Channel e o canal do Smithsonian, entre outros.

Não existe um SDK2 disponível ao público para a Apple TV, mas uma série de empresas vêm desenvolvendo apps autorizados oficialmente, e concentraram os lançamentos por agora.

Os "canais" são em si um serviço interessante, mas sua chegada em revoada talvez indique que há algo mais a aguardar nessa mesma linha de produtos, não? Seja o lançamento público do SDK, uma nova ênfase em disponibilizar acesso a conteúdo, uma atualização do produto em si ou mesmo um novo produto, quem sabe?

A atualização mais recente do MacBook Pro3 foi em meados do ano passado, e não imagino que a empresa pense em passar pela temporada de compras de Natal sem ter um modelo lançado depois do Natal anterior.

A chegada da linha de processadores Haswell, que a Intel desenvolveu com atenção especial para o uso em notebooks leves4, juntamente com o lançamento iminente do OS X Mavericks, formam a ocasião ideal. Talvez outros MacBooks (Air, ou o Pro com Retina, ou o surgimento de uma nova vertente) acompanhem, mas quem está caindo de maduro é mesmo o Pro.

O mesmo raciocínio baseado na idade do modelo atual e na conjunção da chegada da arquitetura Haswell e no lançamento do OS X Mavericks se aplica ao cada vez mais digno Mac mini, cujo modelo atual é de outubro do ano passado.

O modelo atual do iMac também é de antes do Natal passado, mas como não são exatamente máquinas voltados ao consumidor comum, e demoraram para chegar ao mercado no ano passado, eu não aplico o mesmo raciocínio a eles – e não tenho a mesma expectativa de atualização.

Até agora já temos, na minha lista de expectativas, os seguintes equipamentos:

  • Atualização(ões) do iPhone
  • Atualizações do iPad e do iPad mini
  • Algo de bom vindo da linha Apple TV
  • MacBook Pro (e possivelmente algum outro MacBook)
  • Mac mini

Mas tem mais.

Antes de chegar no que ainda falta e eu acho mais provável, vamos ao imponderável: em uma das reuniões telefônicas trimestrais com os investidores, em abril, o CEO Tim Cook falou em lançamentos de novos serviços e produtos no outono (deles, ou a primavera daqui) e em 2014, e no potencial de "novas categorias de produtos".

Note que isso não define nem qual o produto (ou serviço), nem quando, exceto que o período começa em setembro e termina só no ano que vem. Bastante gente arrisca dizer que isso significa "TV da Apple", ou "relógio da Apple". Eu não sou desses e prefiro aguardar, mas vale deixar claro que a possibilidade de um lançamento de nova linha de produto foi mencionada, o que é raro – mesmo sem data.

Fechando a fila, já faz um bom tempo que a Apple mudou os iPods, transformando o iPod touch (que roda o iOS) em uma estação multimídia e videogame portátil e removendo do iPod nano as bem-sucedidas características dele que permitiriam concorrer contra um """suposto""" futuro iWatch.

Ambos são produtos natalinos que tiveram sua última atualização em outubro do ano passado, e há pouca dúvida de que serão atualizados (juntamente com outros iPods) a tempo para as compras de fim de ano. Quem sabe não tirarão proveito dos novos recursos do Bluetooth 4.0 LE e oferecerão alguns acessórios novos para a turma dos esportes?

Isso conclui as minhas expectativas para os lançamentos da Apple nos próximos 3 meses. Infelizmente eu também tenho a expectativa de que a relação cambial continue bastante desfavorável aos preços que serão praticados aqui no Brasil.

Sobre as características de cada um dos produtos eu não tento adivinhar nada, mas vale lembrar que muitos rumores dados como certos em anos recentes, com base em declarações de fabricantes de peças e montadores, não se confirmaram...

O que vier a mais me surpreenderá (seria legal), mas o que vier a menos me surpreenderá muito mais.

E vocês?

 
  1.  Na verdade são apps específicos para as Apple TVs

  2.   Kit de desenvolvimento de software

  3.  O tradicional, não a linha Retina

  4.  Melhorando a relação entre desempenho, gráficos e preservação da bateria, por exemplo

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: