Office para Mac: qual o melhor – comparando 6 alternativas grátis e pagas

Como o Office para Mac da Microsoft se sai quando comparado ao iWork, ao LibreOffice e mais 4 alternativas? O TechRadar comparou, e temos os resultados.

Os testes colocaram lado a lado o Office 2011, o iWork, o LibreOffice, o Google Docs/Google Drive, e mais o ThinkFree Office e o Symphony, e a comparação envolveu diversos critérios: compatibilidade, recursos, design/uso e conectividade.

Na categoria de compatibilidade, o termo de comparação são os documentos gerados pelo mais difundido entre eles, o MS Office, e naturalmente o próprio MS Office foi o campeão (embora nem ele seja perfeito nisso), enquanto o iWork também se saiu muito bem. Idealmente poderíamos esperar que no futuro as preocupações de compatibilidade ocorressem a partir de um formato independente...

Quanto aos recursos, MS Office para Mac, iWork e LibreOffice empataram na melhor pontuação, e o comparativo até faz referência à briga histórica de recursos entre PowerPoint e Keynote. O que elevou o LibreOffice acima do patamar dos outros 3 concorrentes foi vir com ferramentas de desenho, matemática e banco de dados.

Mas uma coisa é oferecer o recurso, e outra é a sua usabilidade – e neste quesito quem ficou com o primeiro lugar foi o iWork, seguido pelo Google Drive.

Quanto à conectividade, que inclui recursos de colaboração, de sincronização e mais, o Google Drive sai na frente como seria de se esperar, com Office e iWork empatados no 2º lugar.

O resultado final você vê no quadro acima, com Office e iWork empatados. A matéria observa que com o Office dificilmente haverá problemas de compatibilidade de formatos de documento, mas é bem caro – e o iWork, empatado no saldo geral, tem melhor relação custo/benefício.

Vale destacar que os resultados se referem ao Microsoft Office 2011 e ao iWork '09, e há possibilidade de novidades em ambos os aplicativos em breve. O artigo completo do TechRadar você encontra em Best office suite for OS X: 6 tested.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: