Como instalar o beta do OS X Yosemite em uma partição separada do seu Mac

Testar versão beta de sistema operacional tem seus riscos, mas eles são menores quando a instalação é separada do seu ambiente de produção.

A disponibilização de um beta público do OS X Yosemite é um fato raro no opaco histórico da Apple mas, se você não tem um Mac a mais para testá-lo, pode ser melhor instalá-lo em uma partição separada, reduzindo o risco de algum problema na versão beta (que serve justamente para encontrá-los) prejudicar o seu uso do computador.

Com o uso da partição separada, você pode escolher, no momento de ligar o computador, qual o sistema que deve dar boot: aquela que hoje você já tem instalada e funcionando bem, ou o beta do Yosemite que você deseja testar.

Pessoalmente, não pretendo instalar o beta do OS X Yosemite, porque eu evito usar software antes da data da sua disponibilização para os usuários finais, a não ser nos casos em que eu esteja envolvido no seu desenvolvimento. Mas fica a dica (que peguei no Lifehacker) sobre a instalação em partição separada, para quem quiser testar sem dedicar o Mac inteiro a isso, nem usar virtualização.

Atenção ao backup prévio, pois mexer com partições e instalação de sistema operacional sempre tem riscos.

Embora o procedimento seja delicado por natureza, não é dos mais difíceis: envolve visitar o Utilitário de Disco (fica na pasta Utilitários, dentro da pasta Aplicativos) e:

  • clicar no disco que abriga a sua instalação atual do OS X,
  • clicar na aba Partição,
  • clicar no botão +,
  • definir um tamanho para a partição (entre 10 e 20GB dá para fazer a maioria dos testes),
  • dar um nome para essa nova partição (exemplo: “Teste do Yosemite”)
  • pressionar o botão Aplicar
  • esperar enquanto o utilitário "encolhe" a sua partição existente e cria a nova

A partir daí, a sua partição separada já estará criada, e é só usar o instalador do beta do Yosemite normalmente e, no momento em que ele pergunta aonde instalar, responder que deseja fazê-lo na nova partição que você criou.

Para selecionar qual sistema deseja usar a cada boot, basta ligar o Mac com a tecla Option pressionada. Outra alternativa é, quando já estiver com o sistema em uso, procurar o painel "Disco de inicialização", nas Preferências do Sistema.

Antes de começar, entretanto, confira a lista dos Macbooks, iMacs e outros Macs compatíveis com o OS X Yosemite.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: