Afinando a guitarra com o iPhone

Definitivamente não há falta de apps para afinação de violões e guitarras (e outros instrumentos de cordas) no iPhone.

Após testar diversas (inclusive várias gratuitas) e não me adaptar a elas, já faz alguns meses que encontrei a solução (que custou US$ 4) que virou a definitiva para mim: o Cleartune.

Embora sua interface seja bem simples (especialmente para quem usa afinações tradicionais e instrumentos comuns), ele é versátil o suficiente para lidar com outros modos e calibrações, e serve para afinar seu violão, guitarra elétrica, baixo, piano e mais.

O funcionamento dele, no modo em que eu o emprego, é exatamente idêntico ao do afinador eletrônico que eu usava anteriormente, com 2 mostradores, um dos quais mostrando (ou devendo mostrar!) o nome da corda que foi tocada na guitarra, e outro mostrando com precisão se ela está muito solta, muito apertada ou corretamente ajustada - situação na qual um indicador colorido fica verde e aponta diretamente para a identificação da corda que foi tocada.

A captação de som é ambiental, mas felizmente os microfones do iPhone são suficientemente sensíveis: eu afino a guitarra com ela desconectada do amplificador, e com o fone posicionado a cerca de 60cm dela, sem maior dificuldade.

Não sou um músico profissional que poderia julgar se a afinação gerada pelo Cleartune é perfeita, mas os depoimentos de artistas integrantes das bandas de Norah Jones, Gorillaz, The Black Keys e outros mencionados na apresentação do software indicam que, no mínimo, ele permite colocar o seu instrumento na mesma afinação dos outros integrantes da banda ;-)

Outras alternativas

O fato de eu ter me adaptado melhor ao Cleartunes não significa, naturalmente, que ele é a única opção a considerar.

Uma alternativa a levar em conta é o Gibson Learn & Master Guitar que, além de ter a marca Gibson, ainda apresenta algumas funcionalidades adicionais: além da afinação, tem metrônomo, dicionário de acordes e aulas do instrumento.

O GuitarToolkit (acima) é um pouco mais caro (US$ 10) mas tem funcionalidades similares mas um diferencial no dicionário de acordes e escalas interativo.

E se você quiser testar algumas alternativas grátis - quem sabe alguma delas poderá ser a opção certa para você? - aqui vão alguns nomes a pesquisar: TunerTool, Epic Chromatic Tuner, Guitar Tuner. Acoustic Guitar Tuner.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: