Você usa os fones que vieram com o iPhone? Há alternativas!

Os icônicos fones de ouvido brancos incluídos na caixa de cada iPhone são herdeiros de uma tradição iniciada nos primórdios da linha iPod e, como muitos outros acessórios da Apple, são objetos de design que atraem a atenção e tornam-se facilmente reconhecidos, e até mesmo imitados.

Mas um visual internacionalmente reconhecido e associado a à marca não é tudo que se espera de um par de fones de ouvido - pelo contrário, até: há quem seja refratário a essa característica "chama-ladrão" dos fones da Apple.

E há muito mais a se esperar de um par de fones: conveniência, durabilidade, qualidade de áudio, isolamento acústico (bidirecional!), conforto e mais.

Embora incluam a conveniência de um discreto microfone embutido em um controle de mídia (com funções úteis como pausar, retroceder, avançar, mudar volume e controlar ligações), é fácil encontrar críticas aos fones "default" do iPhone: vazam ruído para o ambiente externo, têm som ligeiramente metálico e sintético, etc. - não é à toa que a própria Apple vende uma alternativa melhorzinha de fones in-ear (foto acima) que descreve como tendo "desempenho de áudio profissional e isolamento de som impressionante".

Quero escolher meus fones mas manter o controle!

Vários leitores comentaram ontem um aspecto que deixei de mencionar no post sobre o Quick-Tunes: a possibilidade de iniciar a execução de músicas pelo app iPod (do iPhone) sem precisar de um aplicativo adicional, bastando usar o controle embutido nos fones.

Eles estão certos e resolvem o problema com categoria - ao menos quando estão usando um fone original da Apple, ou outro modelo que inclua os mesmos controles (era o caso de vários destes leitores, que mencionaram fones da Philips e da Griffin com este recurso).

Mas a (sempre bem-vinda) participação deles me inspirou a compartilhar outro (velho) truque com vocês: o Griffin SmartTalk, capaz de dotar qualquer fone de ouvido com conector tradicional (3,5mm - o mesmo plugue que encaixa no iPhone) de um discreto microfone e dos principais recursos do controle que acompanha o fone default.

O cabo de 75cm é longo o suficiente para permitir que eu leve o iPhone no bolso e prenda o controle/microfone na altura do colarinho, usando o grampo acoplado a ele. Mas a verdade é que não gosto de usar microfones viva-voz deste tipo, então na prática quando eu o uso eu deixo o cabo do SmartTalk enrolado, e assim mantenho o controle dentro do bolso - pois o cabo dos fones de ouvido em geral é longo o suficiente para conectar-se a ele lá.

O funcionamento é simples: pluga o SmartTalk no iPhone, pluga o seu fone de ouvido preferido no conector do SmartTalk, e já estará tudo funcionando. O único botão do SmartTalk fica responsável pelos comandos, de maneira similar ao que ocorre no botão default do fone branco do iPhone: um toque corresponde a Pause (ou Play), 2 toques fazem avançar para a próxima música, 3 toques retrocedem, e assim por diante - a diferença é que não há os comandos de aumentar e reduzir volume.

O cabo do SmartTalk é bem maleável e vem revestido com uma malha de nylon para aumentar a durabilidade. Segundo o fabricante, ele é compatível com todos os modelos do iPhone, com os iPods touch mais recentes, e com alguns outros modelos de iPod.

Eu comprei o meu SmartTalk em março do ano passado, por US$ 15 (mais entrega e taxas) na ThinkGeek.com, mas me parece que ele saiu da linha deles desde então. Mas encontrei ontem na Amazon e no eBay - minha sugestão é que você pesquise nas suas lojas online favoritas para encontrar as melhores condições e comprar de quem confia.

Sem adaptadores

Um conector adicional no caminho do seu som é algo que - ao menos na teoria, porque na prática jamais percebi - pode atrapalhar a fluidez dos elétrons que saem do iPhone e chegam aos fones.

Pessoalmente prefiro escolher um fone sem limitar a escolha aos que incluem os controles da Apple - por isso um acessório como o SmartTalk faz sentido para mim: é graças a ele que tenho os controles do iPhone disponíveis nos meus latões da Philips fáceis de levar na mochila (graças ao corpo giratório e ao cabo flat tipo 'tênia solium', sem a tendência a criar nó caso eu o guarde às pressas) e capazes de me isolar até mesmo do choro do bebê mais acusticamente privilegiado, na escala mais longa de qualquer viagem.

Mas se você preferir investir em um fone de outra marca mas com os botões de controle previamente inclusos, há vários modelos à disposição, dos quais menciono apenas alguns exemplos ilustrativos:


Shure SE115m+ com isolamento acústico
 


Sennheiser MM 50 iP
 


Sony MDR-EX300iP
 

Claro que há muitos outros, possivelmente de melhor qualidade e mais econômicos que os mencionados acima. O essencial é que você tenha consciência de que o modelo que veio incluído na caixinha não é a única alternativa existente, e provavelmente há outro que o atenderá muito melhor!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: