Como imprimir no iPad

Imprimir do iPad (ou iPhone) na impressora que você já tem em casa, pode ser bastante fácil de configurar – basta usar como intermediário o computador ao qual ela já está conectada, com ajuda de um prático utilitário.

Quando a Apple lançou a versão 4.2 do iOS, sistema operacional dos iPads e iPhones, trouxe a seus usuários o recurso AirPrint, que permite a estes dispositivos imprimir via rede sem fio em impressoras compatíveis.

A ideia é ótima, torna o iPad um pouco mais útil, e o suporte a impressão não tardou a aparecer em uma série de aplicativos – o editor de textos Pages, o Fotos, diversos visualizadores de PDF, etc.

O problema é a outra ponta: o número de impressoras com suporte próprio a rede sem fio e oficialmente aptas ao AirPrint é pequeno: começou com 12 modelos da HP na época do lançamento do recurso, e cresce a conta-gotas – hoje ainda são menos de 30.

 

Aproveitando a impressora que você já tem

Provavelmente você já tem uma fiel impressora que funciona bem, e ela já está conectada via USB a um micro que está na rede sem fio da sua casa ou escritório.  O natural seria conseguir usá-la (tendo o micro como intermediário) para imprimir também do seu iPad (e iPhone, por que não?) quando eles estiverem no mesmo ambiente desta impressora, conectados à mesma rede sem fio, certo?

Embora a Apple tenha ensaiado (em betas) oferecer o compartilhamento AirPrint de impressoras conectadas aos Macs, acabou voltando atrás (quem sabe no Lion?) – o que não impediu outros indivíduos empreendedores de oferecer maneiras alternativas de obter o mesmo suporte.

As primeiras alternativas que surgiram eram relativamente trabalhosas, ainda que não fossem nenhum bicho de 7 cabeças. Mas o tempo passou e hoje compartilhar com o iPad todas as impressoras conectadas ao seu Mac é tão simples quanto fazer um download, executar o utilitário e clicar num botão On/Off.

 

Entra em cena o AirPrint Activator 2

O AirPrint Activator 2 coroa uma evolução que passou pelas versões AirPrint Hacktivator - que infringia copyright da Apple e foi tirado do ar pelo autor – e  AirPrint Activator 1 – já sem problemas legais, mas ainda não muito fácil de instalar.

A versão atual (2.0b15 no momento em que escrevo) venceu os 2 problemas: não pisa nos calos da Apple quanto a direitos autorais, nem exige passos complicados na instalação.

Pelo contrário: é extremamente fácil, bastando fazer o download do utilitário, executá-lo (não é necessário instalar) e mover o seletor (mostrado na janela acima) para a posição ON.

E é só isso: sem reboot, sem mexer em configurações de impressoras, etc. Feche a janela e vá para seu iPad (ou iPhone) testar!

Sugiro fazer o teste usando o aplicativo Fotos, que vem instalado em todos os iPads e dispõe de uma opção de Impressão bastante conveniente (no mesmo menu que permite enviar a foto por e-mail ou usá-la como imagem de fundo).

Se houver algum problema, o próprio site do AirPrint Activator 2 tem dicas para resolver, incluindo visitar o ícone de impressoras nas Preferências do Sistema (Menu Maçã) e verificar se a impressora que você deseja usar consta como compartilhada.

 

Indo além

Com tanta facilidade até aqui, que tal dar um passo além? Instale o CUPS-PDF, crie uma impressora virtual associada a ele e, quando você mandar algum documento para esta impressora usando seu iPad (ou algum aplicativo do Mac...), ele não será impresso, mas sim automaticamente gravado na forma de um arquivo PDF na pasta do seu usuário em /Users/Shared/CUPS-PDF. Prático e ecológico!

Além disso, não podemos esquecer que o AirPrint Activator só resolve a situação quando a sua impressora está conectada a um Mac. Mas e se ela estiver conectada a um PC com Linux ou... Windows? Também pode haver solução, embora eu não tenha testado, não sejam tão simples, e naturalmente eu não possa oferecer qualquer suporte à sua configuração ou uso.

Eis as referências:

É possível que haja outros métodos ou referências para os usuários de outros sistemas operacionais, conto com os seus comentários para registrá-los!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: