Como anotar e editar arquivos PDF no Mac?

Editar PDFs para inserir anotações e destacar trechos pode ser mais fácil do que você imagina!

Surpreso com a capacidade do GoodReader para iPad, que recomendamos em um post anterior, de permitir que ele acrescente anotações e comentários aos trabalhos que seus alunos enviam a ele em PDF, o leitor Silas escreveu:

Comprei o GoodReader meio por acaso; precisa de um leitor de PDF e fiquei surpreso. Depois de ler esse post, minha experiência e sensação de ter feito uma ótima compra aumentou. Definitivamente, é a melhor ferramenta que uso para comentar os trabalhos dos meus estudantes na universidade. Agora, haveria um aplicativo semelhante para o Mac? Um aplicativo que permita fazer o que faço no GoodReader: notas, destaque de texto (em diversas cores), ou seja, as ferramentas que se podem usar nesse excelente aplicativo para iPad e iPhone. E mais uma: que esse arquivo possa lido por outros com todas as anotações e destaque.

Haveria sim, Silas!

PDF, como sabemos, é um formato usualmente associado (corretamente ou não) a cópias não-editáveis de documentos.

É também um formato amplo e versátil, que permite várias formas de uso – às vezes recebemos arquivos que são equivalentes a fotocópias digitais de um documento impresso: imagens de páginas, que não permitem selecionar trechos de texto, copiar para a área de transferência, ou mesmo usar os recursos de localizar palavras ou trechos de texto.

Por outro lado, às vezes (e cada vez mais frequentemente) também recebemos arquivos PDF ricos em recursos, permitindo selecionar, copiar, interagir via formulários, localizar textos e mais. E há variações entre os extremos: arquivos que não são selecionáveis mas são pesquisáveis, por exemplo.

Com as ferramentas apropriadas, é possível até mesmo editar o conteúdo de boa parte dos documentos PDF (embora com algumas restrições). O PDFPen, por exemplo, é reconhecido por seus recursos e qualidade, embora não seja um aplicativo dos mais baratos.

 

A solução pode já estar no seu Mac

Mas geralmente o que se deseja não é alterar o texto de um PDF – para isso, recorreríamos primeiro ao arquivo que deu origem ao PDF, em um formato feito para ser editável.

A necessidade típica de alterar um PDF acaba sendo apenas no sentido de anotá-lo, destacando pontos de interesse, acrescentando comentários, dúvidas, orientações, observações e mais – como no caso do Silas, que deseja acrescentar destaques coloridos (“marca-texto”) e comentários aos trabalhos de seus alunos na universidade.

E no caso dos Macs, uma solução bastante capaz já vem pré-instalada – é o aplicativo de Pré-Visualização (ou “Preview”, na versão em inglês), que até mesmo vem como opção default de abertura para quando você dá duplo-clique em um PDF ou em um arquivo de imagem.

O Preview não é um editor completo ou avançado, mas traz consigo várias ferramentas interessantes para trabalhar com PDFs – dá para juntar vários PDFs em um só, inserir ou remover uma página, e até mesmo acrescentar anotações e destaques, no estilo desejado pelo Silas.

 

Anotando em um PDF de texto

Quando o PDF inclui conteúdo textual selecionável (você pode verificar tentando arrastar o cursor para selecionar um trecho para copiar, por exemplo), o Pré-Visualização oferece grande variedade de opções de edição e anotação.

Usei o documento contendo o novo Acordo Ortográfico do nosso idioma como exemplo. Na imagem acima você vê onde ficam no menu as opções de anotação (Ferramentas | Anotar).

Já na imagem acima você vê 3 recursos de anotações já aplicados: 2 exemplos de “Destacar texto” (a data, em amarelo, e o número de um artigo da Constituição, em verde), uma seta e o comentário “2004? Tudo isso?” que eu inseri, apesar de saber que a data está correta.

Adicionalmente eu usei o menu “Ferramentas | Mostrar fontes” para selecionar o tamanho da minha anotação. Outros detalhes, como as cores, posicionamento de caixas de texto e mais (incluindo as fontes!), podem ser modificados usando a barra de ferramentas que é exibida no rodapé da janela depois que você começa a anotar.

 

Anotando em um PDF tipo imagem de documento

Também é possível editar o PDF para inserir anotações quando ele é apenas uma imagem de páginas previamente impressas (sem possibilidade de selecionar trechos para copiar e colar, por exemplo), mas aí ocorre uma limitação: a impossibilidade de selecionar leva também à impossibilidade de usar o marca-textos (“Destacar Texto”), e aí você terá que se restringir a desenhar retângulos ou ovais ao redor do que quiser destacar, além de usar setas, inserir textos, etc.

Embora o marca-texto virtual seja mesmo a alternativa que preferiríamos, a alternativa não chega a ser insuficiente – como você vê na imagem acima, com um retângulo, uma seta e um texto adicionado, o recado também fica bem claro ;-)

 

Embalando para viagem

Depois de terminar a edição, tanto nos PDFs textuais quanto nos de imagem, é só usar a opção “Salvar como...” do aplicativo e pronto: suas edições no arquivo PDF estarão preservadas e podem ser enviadas para leitura por usuários de qualquer outro programa que exiba PDF, mesmo que não seja no Mac!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: