Produtividade: 5 apps essenciais para o seu Mac

As ferramentas de produtividade que acompanham o Mac podem ser bons recursos a favor da sua produtividade pessoal, mas muitas vezes o investimento em recursos adicionais é rapidamente compensado por grandes ganhos de eficiência e produtividade, além de contribuírem para o melhor alcance dos seus objetivos, em um contexto de efetividade.

Mas ficar testando as dezenas de ferramentas complementares disponíveis na Mac App Store pode tomar um tempo que você não tem, embora possivelmente resulte num conjunto melhor ajustado às suas demandas específicas.

Ofereço, portanto, uma lista de 5 (ou 8!) apps fáceis de instalar e usar que podem fazer muito pelas suas anotações, gerenciamento de pendências, agendamentos, produção de textos e organização de ideias. Bom proveito!

 

Anotações e referências com o Evernote: campeão absoluto de indicações em todas as pesquisas sobre apps de produtividade pessoal conduzidas no Efetividade.net, o Evernote merece abrir este rol: ele gerencia anotações, listas, bilhetes, recados, referências a sites,  aquela foto que você tirou do mural ou do quadro com as dicas do palestrante. Além de fazer tudo isto com categoria, ele ainda integra e sincroniza as informações para você acessar e editar mesmo quando estiver longe do seu Mac: no iPhone, iPad, várias outras plataformas e até mesmo por um cliente web. O Evernote está disponível na Mac App Store e seu download é gratuito, dando direito a 60MB de uploads por mês – se você precisar de mais do que isso futuramente, terá que optar por um plano comercial (que também dá acesso a alguns recursos adicionais).

 

Pendências e tarefas com o Things: o Things gerencia pendências e tarefas. Ele é o mais caro entre os aplicativos mencionados nesta lista, mas eu o uso diariamente (paguei também pela licença para usá-lo no iPad) e o danado justifica o preço que paguei por ele todos os dias, apesar da sua solução menos do que ótima (e em vias de ser melhorada profundamente) para a sincronização entre os dados do Mac e do iPad (ou do iPhone).

Eu escrevi um post inteiro descrevendo suas funcionalidades, e certamente não dá de resumi-lo aqui, por isso recomendo a leitura do outro post. Mas trago de lá uma breve citação introdutória: “(...) recentemente tive conhecimento de um software que permite implementar parte considerável do tratamento de pendências e tarefas do método GTD usando o iPhone e (opcionalmente) o Mac, e pela primeira vez desde que abandonei a plataforma Palm, há alguns anos, estou me adaptando bem a manter a minha lista de tarefas e pendências em uma base digital e, ao menos parcialmente, móvel. O aplicativo em questão é o Things, que tem versão para Mac (disponível na Mac App Store) e apps correspondentes para iPhone e para iPad, que podem ser usadas isoladamente ou sincronizadas (via Wi-Fi) com o Things para Mac.”.

Um adendo: A Apple já avisou que o iOS 5 vai oferecer alternativas interessantes nesta área, mas não imagino que elas irão suplantar o Things em seu conjunto – pelo contrário, minha expectativa é que ele vá crescer um pouco mais nas áreas em que a Apple providenciou saudável concorrência, como a possibilidade de associar tarefas a determinadas localizações geográficas.

 

Agendamentos e compromissos com o Fantastical, Busycal ou Today: o iCal, que já vem com o Mac OS X, tem funcionalidade suficiente para cuidar dos seus agendamentos, e a Apple oferece maneiras de garantir a sincronização dos dados dele com as apps nativas do iPhone e iPad.

Mas a interface da opção nativa, tanto para entrada de dados quanto para consulta, deixa a desejar, e abre espaço para complementos interessantes como o Fantastical, o BusyCal e o Today. Cada um deles tem seu próprio diferencial quanto à entrada de dados, a interface de consulta, a sincronização (com a agenda do Google, a do Mac, etc...), a integração, etc., e não consigo recomendar apenas um deles. Mas todos eles oferecem versões gratuitas para teste, e você poderá descobrir qual o atende melhor, ou mesmo se as suas vantagens não justificam ir além do iCal que já veio com o seu Mac.

 

Edição de textos com o TextWrangler ou o WriteRoom: eu escrevo muito, todos os dias, e já faz tempo que descobri que há grande ganho de produtividade em separar as atividades de escrita propriamente dita e as de formatação. Para escrever, prefiro um editor de textos que me permita concentrar a atenção em produzir os blocos de texto: frases, parágrafos, capítulos. O layout (dos negritos às quebras, passando pela escolha de fontes, cores, etc.) fica para quando já há um texto pronto, e assim as tarefas se complementam, deixando de competir pela atenção.

O WriteRoom, que na imagem acima é mostrado em uma configuração visual que lembra um terminal de décadas passadas, tem um grande mérito a seu favor: quando colocado em tela cheia, ele esconde tudo que não seja o seu texto, à exceção do cursor e de uma contagem (opcional) de palavras. Para quem se incomoda com distrações, pode ser uma boa maneira de ficar a sós com as palavras (e para ver o menu, basta deslocar o mouse até o alto da tela).

Já o gratuito TextWrangler é a ferramenta que eu tendo a usar mais frequentemente, pois tem  suporte ao tipo de detalhe técnico que meus textos às vezes exigem: indentar blocos de linhas, fazer buscas com expressões regulares, comparar documentos, colorir a sintaxe de linguagens de programação, e mais. Além de tudo, o danado carrega rapidamente, e não fica no caminho com opções de interface indesejadas.  É uma ferramenta indispensável, que já descrevi em um artigo específico anteriormente.

 

Mapas mentais com o MindNodeMapas mentais são uma forma para representar o encadeamento e estruturação de ideias. Servem para registrar os tópicos de uma reunião, os temas de uma aula, os assuntos a abordar em um artigo, e muito mais. O MindNode permite construir mapas mentais com facilidade, permitindo coletar, classificar e estruturar suas ideias. Ele tem duas versões na Mac App Store, uma gratuita e outra com alguns recursos a mais, que custa cerca de US$ 20 – um comparativo das versões pode ser consultado no site da ferramenta.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: