TweetBot: cliente para Twitter que permite silenciar os seus amigos sem noção

Todo cliente de Twitter deveria vir com funções de filtro, na minha opinião. Afinal os usuários do serviço, apesar de permanentemente expostos a conteúdo pouco controlado, nem sempre querem acompanhar o que os amigos sem noção têm a dizer insistentemente sobre o último capítulo da novela, a final do campeonato ou a sua obsessão pelo grafeno, mas isso também não é motivo suficiente para dar unfollow ou abandonar o Twitter - pelo contrário! Aliás, já que estamos no assunto, não esqueça de me seguir: @augustocc e @brmacblog ;-)

O TweetBot, desde sua recente versão 1.5, implementa este tipo de filtro de uma forma bastante interessante: é como a tecla Mute ("Mudo") de um controle remoto, só que pode ser temporária (por 1 dia, 1 semana ou 1 mês) ou permanente. Você aplica a "penalidade" e diz o prazo, e o TweetBot se encarrega de aplicá-la, e de desativá-la quando chegar a hora.

O mute pode ser aplicado a pessoas ou a hashtags, e para aplicá-lo é simples: basta deixar pressionado o dedo sobre a hashtag ou o avatar da pessoa em questão, e aparece um menu de opções, entre elas a opção Mute. Aí é só definir o prazo e apreciar o silêncio. Ao contrário do que ocorre com unfollows (que às vezes geram o "drama do unfollow"), o mute é passivo, ocorre APENAS no seu tweetbot, e não pode ser detectado por nenhum procedimento técnico ao alcance da outra pessoa.

Você pode administrar a sua lista de mutes usando os 2 botões à direita da barra inferior do TweetBot (deixe pressionado por alguns segundos para escolher qual a função de cada botão), e precisa lembrar que o mute só se aplica à sua Timeline - menções e DMs, por exemplo, são isentas de seus efeitos bloqueadores.

Sincronizando e lembrando

A versão 1.5 logo foi sucedida pela 1.6, que trouxe mais uma novidade interessante, ainda que (no momento) com ganho bem restrito: a marcação e sincronização pelo serviço TweetMarker.

O TweetMarker é um serviço independente que traz uma proposta bem interessante, que eu espero que "pegue": ele permite marcar qual o último twit que você chegou a ver na sua timeline, para que você possa continuar a partir deste ponto mais facilmente na próxima "olhadinha".

Mas ele é multiplataforma e independente do cliente, ou seja, se daqui a 45 minutos você for olhar o Twitter no Twiterrific do seu iPad, a marcação feita agora no TweetBot do seu iPhone estará visível. Mas no momento a coisa não vai muito além disso: só Twiterrific (Mac, iPad e iPhone) e TweetBot têm suporte ao serviço ainda.

Mais recursos

Se você ainda não conhecia o TweetBot, uma visita ao site dos desenvolvedores é mais do que recomendada.

Alguns dos recursos que ele oferece são:

  • Múltiplas timelines
  • Acesso fácil a conversações e séries de replies
  • Excelente uso de gestos e interface baseada em toque
  • Barra de comandos configurável
  • Integração ao Instapaper, a vários encurtadores, serviços de upload de imagens e vídeos, localização, etc.
  • Suporte a grande parte dos serviços do Twitter: Timeline, Mentions, DM, Favoritos, RT, Listas, perfis, busca (de twits e de pessoas)

O TweetBot é o cliente de Twitter que eu uso no iPhone, e sai por US$ 2,99 na App Store.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: