Desativando seletivamente a reabertura de aplicativos após o boot no Lion

Entre os novos recursos apresentados com o Lion, nova versão do OS X lançada há poucos meses, figurou com destaque o Resume, descrito pela Apple assim:

Agora os apps que você fechar serão reabertos no ponto exato em que você estava quando os fechou e você nunca terá que começar do zero. E quando você fizer atualizações de software, não precisará mais salvar seu trabalho, fechar seus apps e gastar seu valioso tempo organizando tudo novamente. Com o Resume, você reinicializa seu Mac e retoma o que você estava fazendo, com todos seus apps no mesmo lugar em que estavam antes.

Em teoria uma ótima idéia, mas a implementação na prática sempre me faz pensar se os desenvolvedores deixaram esta opção ativada durante os testes, ou se eles mesmos desabilitavam - porque embora eu veja o recurso como vantajoso em alguns casos, em muitos outros ele me atrapalha, especialmente nos raros casos em que reinicializo o computador, e o sistema demora a voltar porque está reabrindo um monte de aplicativos que eu preferiria abrir só mais tarde.

Se eu quisesse boots demorados, teria escolhido outro sistema operacional ツ Mesmo assim mantenho o Resume ativado, porque às vezes ele é útil na continuidade das tarefas com algum documento, e porque frequentemente consigo lembrar de fechar documentos e aplicativos antes de reinicializar o Mac ツ

Mas agora essa preocupação e incômodo associados a uma função potencialmente útil acabaram de se reduzir: via Lifehacker fiquei sabendo do RestoreMeNot, um utilitário gratuito cuja única missão é manter uma lista de aplicativos que não devem ser ressuscitados automaticamente pelo Resume após um boot.

E se você quiser uma solução mais radical (e que eu não recomendo, porque o Resume tem seus momentos de valor), não precisa instalar utilitário nenhum - basta ir em  | Preferências do Sistema | Geral e desativar a opção "Restaurar janelas ao encerrar e reabrir aplicativos".

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: