Office para Mac: atualização do Office 2011 corrige incompatibilidades com o Lion

Uma dúvida comum de recém-chegados ou interessados no universo Apple é se existe Office para Mac, e muitas vezes percebo que quem perguntou se espanta ao descobrir que a Microsoft oferece sim o seu MS Office para Mac, que existe com suporte ao nosso português (nos serviços e em recursos como a correção ortográfica, mas não nos menus e diálogos), é fácil de comprar no Brasil (em redes de livrarias, lojas de computadores, etc.) e sai pelo mesmo preço que o equivalente para Windows: no momento em que escrevo, o preço da edição Home & Student do Office 2011, com 3 licenças para instalar em computadores de uma mesma residência, é R$ 199 nos 2 sistemas.

O Office:Mac 2011 foi lançado alguns meses antes do lançamento do OS X Lion, e a chegada da nova versão do sistema operacional logo levou a questionamentos de seus usuários sobre o suporte a novos recursos como o controle automático de versões de documentos pelo Lion, ou a sua nova forma de lidar com auto-save e com aplicativos full screen.

E a empresa não se furtou a logo responder: ainda em julho, logo depois do lançamento do Lion, ela confirmou que estava com a construção de suas atualizações em andamento, não apenas para oferecer suporte aos novos recursos, mas também para corrigir bugs e incompatibilidades, mas não de forma imediata: demoraria no mínimo 2 meses.

Vale destacar que os bugs e incompatibilidades não necessariamente se manifestavam no uso diário do Office no Lion - como muitos usuários puderam relatar, o uso continuou 100% normal - só quem fazia uso de determinados recursos com incompatibilidades estava sujeito a novos problemas.

E nesta semana a MS cumpriu a primeira parte de sua promessa: saiu a atualização 14.1.3 para o Office Mac 2011, com correções no Word, Excel, PowerPoint, desabilitando a opção (que deixou de funcionar) de importar mensagens do Mail para o Outlook, e mais.

A atualização que trará suporte aos novos recursos do sistema continua pendente, mas você pode experimentá-los em aplicações do mesmo tipo em pacotes como o iWork, da Apple, e o NeoOffice - sobre este último, derivado do OpenOffice, escrevi um artigo recentemente: "NeoOffice 3.2.1, agora com suporte aos novos recursos do Lion".

Vale destacar que o suporte aos novos recursos do Lion não necessariamente é "o" critério para avaliar opções de escritório: existem várias alternativas de “Office para Mac”, cada uma com seus pontos fortes e fracos (e 3 delas estão listadas acima). Comparar seus recursos e características não é difícil, e aquela que atender às suas demandas (inclusive quanto a curva de aprendizado, preço, licenciamento e outros fatores correlatos) e vencer na sua análise pessoal de custo/benefício é a que merece ser instalada!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: