iPhone 4S: Vale a pena fazer o upgrade? Veja os números.

A resposta definitiva depende de cada usuário de iPhone - não há uma regra geral para análise de custo/benefício, política de atualização, possibilidade de estar "de olho" em algum recurso só disponível em algum outro aparelho, etc.

As diferenças mais evidentes do iPhone 4S em relação ao iPhone 4 são a nova câmera de 8 megapixels e que grava vídeos full HD 1080p e o assistente pessoal comandado por voz, que no momento nem estará disponível no nosso idioma nacional.

Mas a terceira das vantagens que a Apple destacou no novo modelo é o novo chip A5 dual core. "E isso faz diferença prática?", perguntou uma vizinha ontem no elevador, "Afinal ele vai rodar as mesmas apps, não?".

E eu respondi: faz sim, mas a questão é se essa diferença tem valor para você.

Uma nova CPU, em si, é algo difícil de quantificar sem fazer testes práticos, mas a vantagem que ela costuma agregar é mais desempenho: as tarefas podem ser realizadas de forma mais rápida. Dependendo da situação, este desempenho adicional também pode viabilizar aplicações que não seriam possíveis no nível de desempenho oferecido pela CPU anterior.

A questão que permanece em aberto para quem ainda não teve oportunidade de experimentar um iPhone 4S é determinar o quanto ele é mais rápido. Será que é perceptível nas tarefas que você executa?

Na minha opinião, provavelmente sim. E a razão que justifica esta opinião são os benchmarks preliminares publicados pelo Anandtech, que mostram uma velocidade bastante superior a qualquer outro smartphone, e chegando muito próxima da do iPad 2, atual campeão no espaço mobile.

Como são preliminares, certamente serão ajustados após a disponibilidade comercial do aparelho, nos próximos dias (portanto, antes de comprar algo com base nestes números, verifique se já saiu a versão atualizada).

Mas os números atuais são interessantes mesmo sendo preliminares e carentes de confirmação.

Por exemplo, no teste Sunspider (que mede a velocidade do navegador em tarefas "da vida real"), o iPhone 4S foi 43% mais rápido que o iPhone 4, com ambos rodando o iOS 5. No teste BrowserMark, o ganho foi ainda maior: desempenho 73% superior.

Para testar CPU e memória, uma opção comum é o Geekbench, e no resultado geral dele o iPhone 4S também deu um banho, a se considerar o número publicado pelo Anandtech: o score passou de 360 para 623, num ganho de 73%.

Quanto aos gráficos, a comparação geralmente é feita com os testes integrantes do pacote GLBenchmark 2.1. E aqui o ganho é fora do comum: no teste Pro, os 15.3 quadros por segundo que o iPhone 4 conseguia exibir (já bastante defasados até mesmo entre os melhores Androids lançados ao longo do último ano) dão lugar a 122,7 quadros por segundo do iPhone 4S - ou seja, multiplicou o desempenho por 7.

A dúvida inicial permanece: esta diferença de velocidade tem valor para você? Não posso responder. Mas agora que você já sabe de quanto deve ser a diferença, poderá melhor avaliar!

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: