Elements: editor de textos para iPad com suporte a formatação Markdown

O Elements é um editor de textos para iPad e iPhone com suporte (de uso puramente opcional) ao Markdown, o interessante padrão de marcação de formatação em arquivos-texto criado por John Gruber e suportado por uma série de aplicativos (tipicamente no mundo Apple e na web).

Como vários outros congêneres, o Elements funciona ao redor do Dropbox, sincronizando automaticamente seus arquivos enquanto você os edita. Ele também é bastante espartano: além da edição em si, oferece poucos recursos adicionais:

  • Pesquisa textual
  • Contagem de linhas, palavras e caracteres
  • Um bloco de rascunhos integrado
  • Envio de arquivos (formatados) por e-mail
  • Suporte ao TextExpander Touch

Comparando ao WriteRoom, que é o editor de textos incluído na nossa lista de top 10 apps do iPad, os recursos que mais fazem falta no Elements são a fileira extra de símbolos no teclado (que seriam especialmente úteis para a formatação Markdown) e a possibilidade de mover o cursor com teclas de setas.

Por outro lado, o suporte nativo ao padrão Markdown, incluindo função de preview do texto formatado e exportação formatada para PDF e HTML (inclusive por meio da clipboard, para colar em outras apps), são pontos fortes do Elements que o WriteRoom não duplica.

E a versão 2.1 do Elements, recém-lançada, traz um novo recurso interessante: a sincronização com o iCloud, que permite compartilhar entre todos os seus dispositivos iOS as configurações, opções de aparência e até o conteúdo do bloco de rascunho do editor.

O Elements é uma app universal (funciona tanto no iPad quanto no iPhone) e sai por US$ 4,99 na App Store.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: