Congelamento anual da App Store começa amanhã

Estamos às vésperas de um prazo importantíssimo para os desenvolvedores de apps, e com reflexos importantes também para nós, clientes da App Store: na quinta-feira inicia o recesso anual das alterações que os desenvolvedores podem fazer em suas ofertas - ou seja, as configurações de versões, preços e descrições de apps ficarão congelados da forma que estiverem no início do período.

Todos poderemos comprar e baixar apps normalmente durante o período - que usualmente inclui o dia de maior faturamento anual da loja on-line - mas não haverá lançamentos nem atualizações.

Para os desenvolvedores de maior visibilidade, a situação tem um componente adicional: muitos usuários receberão seus primeiros Macs, iPads, iPhones, e iPods Touch no Natal, e o que eles verão ao procurar seus primeiros apps na capa da App Store, nas listas dos mais populares, nas listas das categorias, etc. vai ser o que estiver publicado quando o congelamento começar.

Isso ajuda a explicar por que tantos apps já populares (como os jogos da EA Games) entram em promoção nas semanas que antecedem o Natal: é uma forma de tentar atrair um fluxo extra de interessados e assim garantir mais presença nas listas de apps mais populares no momento do congelamento, que ficarão publicadas na App Store por 8 dias e assim irão nortear as primeiras escolhas de muitos usuários nos dias após o Natal.

A estimativa é de que no período de congelamento do ano passado 240 milhões de apps tenham sido baixados da App Store. Este artigo do New York Times tem detalhes, incluindo alguns relatos de desenvolvedores sobre o tamanho do impacto positivo que o período gera sobre os seus downloads.

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: