Mac App Store ultrapassa 100 milhões de downloads em menos de 1 ano

Quando a Mac App Store foi lançada, em janeiro deste ano, li muitas notícias e análises lançando dúvidas sobre a existência de interesse por parte de desenvolvedores (em usá-la como canal de distribuição de seus softwares) e de usuários (em buscar nela os aplicativos que desejam para seu Macs).

Mas os números divulgados hoje pela Apple em comunicado a seus canais de divulgação (incluindo este BR-Mac que vos fala) servem como resposta objetiva: após meros 11 meses de operação, já foram realizados mais de 100 milhões de downloads de apps lá hospedados - e isso sem contar os downloads de atualizações, os downloads repetidos de usuários instalando apps em mais de um computador, nem os downloads do do OS X Lion.

A adesão dos desenvolvedores logo se confirmou, devido a fatores como a amplitude de escolha na definição dos preços, ausência de taxas de hospedagem, redução de despesas como marketing e processamento de cartões de crédito, entre outros. Estes custos ficam com a Apple, que repassa ao desenvolvedor 70% da receita de vendas - no caso dos aplicativos que não sejam gratuitos, claro.

E os usuários também logo se acostumaram a usá-la como a fonte de parte considerável de suas aquisições de software para seus MacBooks, iMacs, minis e outros modelos de Macs. A política de seleção de softwares que podem ser distribuídos na Mac App Store ajuda a explicar, pois softwares lá distribuídos tem que atender a uma série de requisitos que o usuário valoriza, incluindo, entre outros:

  • aderir aos padrões de interface com o usuário do OS X,
  • não ter componentes ou serviços sujeitos a expirar,
  • rodar sem problemas na versão corrente do OS X,
  • não ser demo ou versão de teste,
  • não depender de componentes externos que não façam parte do sistema operacional.

Claro que eventualmente o usuário pode desejar softwares que não satisfaçam às condições da Mac App Store, mas nestes casos ele pode obtê-los diretamente do desenvolvedor, ou por meio de outros canais de distribuição.

Quando recorre à Mac App Store, entretanto, ele pode navegar por listas de novidades, ver seleções de aplicativos por temas, acompanhar os preferidos do momento, consultar rankings dos aplicativos pagos e gratuitos mais baixados, ver as avaliações e testemunhos de outros usuários, e mais recursos que ajudam a encontrar o app que resolve as suas demandas.

O uso da Mac App Store pela própria Apple como canal de distribuição para produtos como o OS X Lion (que no lançamento só podia ser obtido via download) ou os componentes de seu pacote iWorks ajudou a firmar este canal de relacionamento com o usuário, mas foi a presença de grande número de outros softwares bem-sucedidos que tornou esta loja on-line essencial.

Isso inclui nomes conhecidos da indústria, como a Autodesk (que distribui pela Mac App Store componentes de sua linha AutoCAD), e - segundo informações não confirmadas oficialmente - até a Microsoft estaria considerando aderir à loja para distribuir a próxima versão do seu Office para Mac.

Mas inclui um número muito maior de desenvolvedores de pequeno e médio porte, alguns dos quais usam a Mac App Store como seu único canal de distribuição. Para ficar em um exemplo, Karim Morsy, CEO da algoriddim - que faz o app djay, já mencionado por aqui - declarou: "Em menos de um ano mudamos a distribuição do djay para Mac exclusivamente para a Mac App Store. Com apenas alguns cliques, o software djay para Mac está disponível para clientes em 123 países do mundo. Nós nunca teríamos esse alcance por meio dos canais tradicionais ".

A outra App Store - a dos iPhones e iPads - mudou radicalmente o mercado de aplicativos para dispositivos móveis, e nos seus 3 anos de existência já superou (em janeiro deste ano) a marca de 10 bilhões de downloads. Mas a diferença de escala entre elas é enorme: só no primeiro ano de atividade, a App Store do iOS ultrapassou 1,5 bilhões de downloads.

Agora é a vez da Mac App Store mostrar a que veio, e seus números já começaram animadores. Caso você ainda não conheça a loja, sugiro ver esta vitrine de apps no site da Apple, ou - se você tem a Mac App Store instalada em seu computador - visitar esta lista dos apps gratuitos mais populares e fazer alguns downloads comemorativos ツ

Comentar

Comentários arquivados

Mais acessados:

Artigos recentes: